Esse fenômeno acontece pois um lado da onda de luz desacelera antes do outro, causando a separação das cores de acordo com a frequência. Além de ocorrer na natureza, o fenômeno do arco-íris pode ser reproduzido através da refração de luz por um prisma de vidro.
Em óptica, um prisma é um elemento óptico transparente com superfícies retas e polidas que refractam a luz. ... Um prisma pode ser usado para separar a luz em suas cores do espectro (as cores do arco-íris). Também podem ser usados para refletir a luz ou ainda dividi-la em componentes com diferentes polarizações.
Coloque os copos d'água em uma janela ensolarada para o mesmo efeito. Experimente com o posicionamento do lençol para ver seus arco-íris claramente. Compare e contraste os arco-íris de diferentes tamanhos criados com os diferentes copos. Alguns copos e quantias de água podem produzir dois arco-íris.
A luz que mais se aproxima da normal é a violeta; em seguida são as cores: anil, azul, verde, amarela, alaranjada e vermelha. As cores que formam a luz branca são chamadas de espectro da luz. Na figura abaixo podemos ver a decomposição da luz branca em um prisma.
Isto faz com que , quando um feixe de luz branca incide obliquamente na superfície de separação entre dois meios refringentes, as radiações de diferentes comprimentos de onda ( diferentes cores ) , sejam desviadas diferentemente, ocasionando a dispersão da luz em suas componentes .
Esse fenômeno ocorre na natureza quando as gotículas da água no ar agem sobre a luz, formando o arco-íris. É isso que ocorre também quando a luz solar passa por um prisma, decompondo-se nas cores que vão do vermelho ao violeta, constituindo o que chamamos de espectro contínuo.
Quando a luz branca incide sobre o cubo, ele absorve todas as cores, exceto a luz verde. A luz verde é então refletida em todas as direções (reflexão difusa), fazendo com que o cubo nos pareça verde. Quando a luz branca incide sobre o cilindro, ele absorve todas as cores, exceto a luz vermelha.
Por isso, um corpo de cor branca é aquele que reflete todas as cores, sem absorver nenhuma, enquanto um corpo de cor preta absorve todas as cores sobre ele incididas, sem refletir nenhuma, o que causa aquecimento. É isso mesmo, a sensação de aquecimento em um corpo com a cor preta é justamente devido a esta absorção.
A luz visível ou espectro visível, é o conjunto de ondas eletromagnéticas que, ao penetrar em nossos olhos, pode sensibilizar a retina e desencadear o mecanismo da visão. Essas ondas, como qualquer outra radiação eletromagnética, são originadas por cargas elétricas oscilantes.
Significado de Fóton substantivo masculino Onda eletromagnética de energia luminosa, na teoria dos quanta (teoria quântica).
O branco também não está no espectro de cores… Cor é uma propriedade subjetiva, organoléptica, relacionada à luz pois depende de nossos mecanismos sensoriais, particularmente da nossa percepção visual. Cor não pode ser reduzida a uma particular propriedade objetiva da luz como a frequência ou o comprimento de onda.
Apenas uma pequena fração do espectro eletromagnético pode ser percebida pelo olho humano. Em ordem crescente de frequências, as cores do espectro visível são: vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta.
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação é composta por fótons capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal. ... Para cada comprimento de onda pertencente à faixa de luz visível encontra-se associada a percepção de uma cor.