Resposta. Resposta: Ela foi dividida em partes pois a partir de uma célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomos.
Mitose: divisão celular em que uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas. Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
A anáfase consiste na separação dos centrômeros, separando duas cromátides de cada cromossomo sendo, assim, denominados cromossomos-irmãos. Estes vão para os pólos opostos da célula, com a ajuda das fibras do fuso, uma vez que seus microtúbulos se encurtam.
DIVISÃO CELULAR: Existem dois tipos de divisão, a mitose (equacional = cada célula-mãe produz duas células filhas geneticamente idênticas) e a meiose (reducional = cada célula-mãe produz quatro células filhas com metade do número de cromossomos).
metáfase
A principal característica da mitose é que as células filhas possuem o mesmo número de cromossomos que a célula mãe. Além disso, não ocorre recombinação genética durante o processo, isso é, as células filhas se tratam de cópias da célula mãe.
Anafase
2. Metáfase: os cromossomos atingem a espiralização máxima e encontram-se na região central da célula (plano metafásico), presos às fibras do fuso. 3. Anáfase: as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.
A prófase é uma fase marcada pela condensação dos cromossomos que se tornam progressivamente mais curtos e grossos. Na telófase os cromossomos se descondensam e uma nova carioteca surge ao redor de cada conjunto cromossômico.
Metáfase
Primeiro período da mitose, durante o qual se verifica um espessamento dos cromossomas que se contraem e se desenrolam.
A prometafase é a fase da mitose que se segue à prófase e que precede a metáfase, em células somáticas de eucariotas. O envelope nuclear desagrega-se em fragmentos e desaparece.
Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos. Nos animais, a meiose ocorre na formação dos gametas.