Resposta. A DESERTIFICAÇÃO É A DEGRADAÇÃO DO SOLO. COMO O SERTÃO NORDESTINO É JÁ É BEM SECO, AS CONSEQUÊNCIAS SÓ PIORAM PARA AS PESSOAS QUE LÁ MORAM. ENTÃO ISSO VAI OCASIONAR SECA, FOME , DESEMPREGO, MISÉRIA E MIGRAÇÃO PARA AS GRANDES CIDADES.
Conforme a erosão avança, as camadas de terra que sofrem sedimentação podem ser depositadas em leitos de rios, causando muito mais impacto ambiental. Além disso, pouco a pouco o solo perde nutrientes essenciais para nutrir o plantio agrícola, ou mesmo a criação de gado em pastos, pode torna-se totalmente inviável.
Geografia. A erosão é um processo natural e presente na dinâmica do planeta há milhares de anos (tempo geológico). Esse fenômeno consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais altas para áreas mais baixas, ocasionando a sedimentação dos detritos.
Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.
O que é erosão do solo, causas e consequências A erosão do solo é um desgaste natural que acontece por causa da ação da água corrente, do vento ou de atividades humanas que resulta no desgaste ou na remoção do solo.
A erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo causado pela água e pelo vento. A erosão do solo constitui, sem dúvida, a principal causa da degradação acelerada das terras. ... Outras vezes, esse transporte de partículas de solo se verifica, também por ação do vento.
A força dessa água pode afetar severamente a paisagem se não se toma as precauções adequadas. Gota a gota a água golpeia o solo, aflorando suas partículas e deslocando-as por distâncias curtas ou pode transportá-las até lugares muito distantes. Desta forma, a erosão do solo pela água, é um evento natural.
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Resposta. Explicação: Vegetais (árvores, grama), e protegidos contra fatores externos (vento, água), são mais resistentes aos efeitos da erosão.
2 – Qual destes anúncios apresenta a descrição de um terreno com solo mais protegido contra desgastes naturais? Por quê? 3 - Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo.
Resposta. Terrenos protegidos por árvores, terrenos próximos de rios com mata siliar preservada, lugares com baixa incidência de ventos e luz solar.
O desmatamento prejudica o solo, pois o solo fica exposto a chuva e sol diretamente, e o solo perde nutrientes através da lixiviação que é a dissolução e remoção dos constituintes iônicos de rochas e solos através de agua, ou seja o solo exporto diretamente a chuva perde nutrientes com a enchorrada, e sem sombra ele ...
O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. ...
As principais causas de desmatamento estão relacionadas às atividades humanas. A retirada da vegetação de um local para dar lugar à moradias, plantações ou para a utilização da madeira retirada, por exemplo, para a produção de energia, não é um processo recente, ocorrendo em todo mundo há séculos.