Como Aplicar Insulina No Braço Com Seringa?

Como aplicar insulina no braço com seringa

Em qualquer um dos casos, a insulina deve ser injetada na camada de gordura que fica debaixo da pele, onde será absorvida lentamente, imitando a produção da substância pelo pâncreas.

Geralmente, cada ml pode ser dividido em 100 unidades, mas existem insulinas que possuem 500 unidades em cada ml e, por isso, o cálculo das unidades necessárias deve ser sempre explicado pelo médico, de acordo com o tipo de insulina e os valores de glicemia. Assim que se sabe o valor a injetar, deve-se:

Você está sendo direcionado...

Artigo com informações de profissionais consultados por Tua Saúde e Minha Vida

No caso de ser direcionado para um site externo, observe que a BD não mantém o conteúdo ou a operação do site. É aconselhável verificar os termos e condições deste site para garantir que você concorda com seus termos.

Como aplicar insulina com seringa?

Como aplicar insulina com seringa?

Quadro 3 – Recomendações para aplicação de insulina.6

Normalmente, a aplicação de insulina não causa dor nem causa alterações na pele, no entanto, logo após a aplicação da insulina, pode sair uma pequenina gota de sangue, não sendo preocupante, podendo ser limpo com uma compressa. 

Depois que pega o jeito fica fácil, mas é importante aprender os detalhes antes de fazer

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Considerando a complexidade da terapia com insulina e o risco de complicações decorrentes de falhas na técnica, é fundamental que profissionais que atuam nos diversos níveis de atenção à saúde sejam capacitados e tenham recursos disponíveis para prestar assistência de qualidade, orientando usuários de insulina, cuidadores e responsáveis sobre práticas seguras para preparo e aplicação de insulina.

Dependendo do tamanho da agulha usada na aplicação, os profissionais de saúde orientam a fazer uma prega subcutânea e inserir a agulha em um ângulo de 90 graus. No caso de agulhas de 4 mm e 5 mm, a prega subcutânea é dispensável e a única recomendação é que a injeção seja feita em ângulo de 90 graus. As estapas para fazer a prega são:

Locais para aplicação da insulina

Locais para aplicação da insulina

Para pacientes que utilizam doses baixas de insulina e necessitam de ajustes mais precisos, deve-se preferir o uso de seringas de 30 U ou 50 U, que são graduadas em 0,5U ou 1U e permitem maior precisão. 

A sua aplicação deve ser sempre realizada em locais diferentes, em cada vez, para evitar o acúmulo de gordura e tornar a pele flácida na região, chamada cientificamente de lipodistrofia.

Injete a insulina pressionando o êmbolo continuamente, aguarde no mínimo 5 segundos com a agulha no subcutâneo, para garantir que toda a insulina preparada seja aplicada.

Técnicas de aplicação de insulina

Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em oito bancos de dados, sendo selecionados 17 estudos: 7 experimentais e 10 analíticos e avaliou a eficácia do uso da caneta de insulina em comparação ao uso de seringa para administração de insulina, principalmente em adultos com diabetes mellitus tipo 2. Meta-análises realizadas mostraram melhores resultados do dispositivo caneta na alteração média da HbA1c, hipoglicemia e na adesão e persistência do uso do dispositivo em relação ao frasco e seringas. Nenhuma diferença foi observada no número de pacientes que atingiram <7% de HbA1c. Os estudos sobre preferência de dispositivo para injeção mostraram uma tendência a favorecer os dispositivos com caneta, porém ferramentas não validadas foram utilizadas. Um estudo de qualidade de vida mostrou melhorias em algumas subescalas do instrumento SF-36 com uso da caneta. Há evidências de que as canetas oferecem benefícios em resultados clínicos e, menos claramente, relatados pelo paciente em comparação com as seringas para administração de insulina. No entanto, esses resultados devem ser considerados com cautela.5

Existem canetas de insulina que são descartáveis, o que significa que após terminar a quantidade de medicamento que está no interior da caneta, esta deve ser jogada no lixo e, por isso, não precisam de ser preparadas, sendo apenas necessário rodar o botão da caneta até à quantidade de insulina desejada.

Conteúdo Restrito

No Dicas trabalhamos arduamente para lhe trazer as melhores dicas. O nosso compromisso é o de lhe facilitar ao máximo o seu dia-a-dia com pequenos truques e conselhos que a irão ajudar em algumas tarefas caseiras e não só.

É importante ressaltar que o ângulo de 90 graus não é indicado para todos os locais de aplicação. Se a área do corpo tem menos gordura, a aplicação deve ser feita em um ângulo de 45 graus para evitar injeção intramuscular. A escolha do ângulo para inserir a agulha no corpo depende do tipo físico, local de aplicação e comprimento da agulha. O profissional de saúde pode ajudar a determinar o melhor ângulo para aplicação de insulina de acordo com o perfil do paciente.

Diversos comprimento de agulha estão disponíveis no Brasil. Em geral o comprimento vai de 4 a 12 mm. Detalhes em relação à indicação de cada tamanho estão especificados na tabela 1. A aplicação com agulhas mais curtas está especialmente recomendada para crianças e adolescentes, além de adultos com IMC< 25 kg/m2.  Agulhas > 12 mm NÃO DEVEM SER USADAS para aplicação de insulina, pelo alto risco de aplicação intramuscular. Na eventualidade de ser a única opção, a aplicação deverá ser feita com ângulo de 45o e com prega cutânea.

Como aplicar insulina com caneta?

A insulina é um hormônio hipoglicemiante vital. No entanto, os erros da terapia com insulina continuam sendo um fator de interferência no perfil glicêmico de pessoas com diabetes. A identificação de possíveis erros na técnica e suas subsequentes correções podem efetivamente solucionar barreiras à terapia com insulina e são importantes para o sucesso do tratamento.1 Assegurar que o paciente e cuidadores compreendam a técnica correta de injeção de insulina é importante para garantir e otimizar o controle da glicose e a segurança do uso da insulina.

Além disso, a insulina também pode ser introduzida no organismo por uma bomba de insulina, que é um aparelho eletrônico pequeno e portátil que libera insulina durante 24 horas. Leia mais sobre como funciona a bomba de insulina.

Qual o lugar certo para aplicar insulina no braço?

Parte externa do braço Além do abdômen é a região com ação mais rápida da insulina, porém, é recomendável que a aplicação seja feita com a ajuda de outra pessoa, sendo uma região de difícil acesso. A região ideal para aplicação fica três dedos abaixo da axila, logo acima do cotovelo.

Como usar a insulina NPH?

A Bahiafarma Insulina Humana NPH deve ser administrada por meio da injeção subcutânea, mas também pode ser realizada a injeção intramuscular, porém este último modo de administração não é recomendado. A Bahiafarma Insulina Humana NPH não deve ser injetada por via intravenosa (na veia).

Qual a importância do rodízio de aplicação de insulina?

Pacientes que usam insulina três ou mais vezes por dia devem adotar a prática de rodízio dos locais de aplicação. Usar a mesma área por muito tempo pode provocar caroços ou depósitos de gordura extra, formando nódulos.

Como preparar a insulina?

Retire o protetor da agulha, injete o ar no frasco de insulina NPH e retire a agulha sem aspirar insulina. Pegue a mesma seringa e puxe o êmbolo até a marca da escala que indica a quantidade de insulina R prescrita. Injete o ar no frasco de insulina R e não retire a agulha.

Para que serve a insulina no organismo?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.

O que comer à noite quem tem diabete?

Embora o carboidrato seja o personagem principal, preste atenção nas melhores fontes de proteína e gordura

  • Macarrão refinado por massa integral. ...
  • Arroz branco pelo integral com sementes. ...
  • Carne gorda por lombo suíno, peixe ou peito de frango. ...
  • Batata inglesa por batata-doce, inhame ou mandioca.

Quais são os cuidados da diabetes?

Diabetes: 7 cuidados para quem convive com essa doença

  1. Informe-se e conheça melhor seu quadro de diabetes. ...
  2. Adote uma alimentação mais saudável. ...
  3. Evite o consumo demasiado de açúcares simples. ...
  4. Invista na prática regular de atividades físicas. ...
  5. Opte pela aplicação de insulina à qual você se adaptar com mais facilidade. ...
  6. Cuide de sua saúde oftalmológica. ...
  7. Evite álcool e cigarro.