Ao acreditar que sua inteligência lhe permite transcender tabus morais, Raskólnikov isola-se de sua própria humanidade. Embora haja uma preocupação com a moralidade no livro, "Crime e Castigo" nunca é visto como meramente moralizador, com cada personagem expressando sua própria voz distinta e convincente.
A alienação é o tema principal de “Crime e Castigo”. ... No final, ele encontra a alienação total. Somente no Epílogo, quando ele finalmente percebe que ama Sonya, Raskólnikov rompe o muro de orgulho e egocentrismo que o separou da sociedade.
Fiódor Dostoiévski
1866
Características
RESPOSTA: a)O ato específico do “crime” do Padre Amaro reside na entrega do filho bastardo, que tivera com Amélia, para uma ama-de-leite. A quebra dos votos, o cinismo e o assassinato são uma série de transgressões feitas pelo padre./span>
Resposta. O autor faz uma crítica ao celibato clerical, o voto de castidade que os padres são obrigados a fazer. E ao sistema imposto pela igreja de que os padres não podem unir-se a uma mulher./span>
Praça do Almada, Póvoa de Varzim, Portugal
16 de agosto de 1900
Por volta de 1881, Machado adoentou-se devido à epilepsia. Com a saúde abalada, também por causa dos remédios fortes que tomava, passou por um período pessimista, dando início à sua fase realista com o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
O realismo é uma vertente literária que se concentra em retratar a vida e o dia-a-dia da pessoa comum. ... O realismo é um movimento literário caracterizado pela representação da vida real. O naturalismo é a consequência do realismo literário, influenciado por teorias científicas.
O realismo é como o romantismo um estilo de oposição cultural. Ele expressa um desacordo profundo entre literatura e sociedade, entre as letras e a civilização, captando pela arte a enfermidade da cultura – o “mal-estar da civilização”. ... A visão de mundo romântica repousava na mística do eu e da totalidade.