Os coelhos são herbívoros e comem grama, folhas, feno, brotos, flores, cascas e vários vegetais. ... Os vegetais que eles podem comer todos os dias incluem: espargos, aipo, radicchi, erva-doce, endívia belga, alface, alface de manteiga, escarola, abóbora e gramíneas como o trevo.
Verduras para todo dia
Ainda que seja sempre relativo, um coelho precisa, ao dia, de 150 gramas de feno, no mínimo, 30 gramas de ração e 100 gramas de verduras e hortaliças para cada quilo de peso.
Não é recomendável oferecer alimento humano ou qualquer derivado animal, lembre-se que os coelhos são animais herbívoros. A comida fresca é muito mais benéfica para o organismo do coelho e ele vai degustar com muito mais vontade, por isso fique sempre atento à data de validade.
Você pode pegar seu coelhinho de diversas formas (pelo cangote, pelas patinhas, como se fosse um gatinho ou um cachorro), o mais importante é saber como não pegar! Nunca pegue seu filhote pelas orelhas (isso causa muita dor), nem pelo rabo ou uma patinha.
Eles ficam tranquilos na gaiola sozinhos durante o dia e esperam uma interação, um carinho, quando você chega. Eles também podem se dar bem com cães e gatos. Higiênicos- Eles defecam tanto quanto comem – o tempo todo. Mas são bem disciplinados e aprendem fácil a usar o banheirinho.
O que providenciar para ter um coelho em casa: alimentação, ração, gaiola, brinquedos...? O novo tutor precisa providenciar um gaiola especial para a espécie, comedouro, bebedouro, ração específica, material para forração da bandeja e brinquedos de madeira para ele roer.
Para manter o seu coelho saudável é importante manter sua gaiola bem limpinha. Por isso, faça a limpeza frequentemente, não deixando acumular bactérias e mau cheiro. Além disso, coelhos não podem tomar banho! A água pode fazer mal ao seu sistema imunológico.
O descanso de patas nada mais é do que um pedaço de madeira colocado na gaiola para que o coelho possa deitar e descansar as patas, evitando o aparecimento de calos devido ao fato de pisar sempre na grade da gaiola, além de servir para desgastar as unhas quando o coelho arranha a madeira.
Atividade física do coelho Você pode criar caminhos com elementos adquiridos na loja de animais ou que você mesmo pode fazer. Brinquedos de todo o tipo estão permitidos. Também é importante que o tutor passe algum tempo com ele e lhe dê carinho e atenção.
Recomendamos que os coelhos sejam soltos, somente sob supervisão. ... Se você quiser criar seu coelho solto no quintal, precisa lembrar que ele ficará sujeito as variações de temperatura, umidade, sol, chuva, frio, vento, além de predadores, e que será necessário providenciar um abrigo para ele se proteger.
O coelho é um animal de solo, por isso, se for tentar acostuma-lo no colo, um bom começo é iniciar o contato sentado no chão. Aos poucos ele pode aceitar esse tipo de agrado. Todos os brinquedos destinados aos coelhos são para roer.
5 sintomas que um coelho vai morrer
Como diversas outras espécies, coelhos gostam de ficar parados e sossegados no seu canto, descansando de vez em quando. Eles também são curiosos e gostam de brincar, especialmente com brinquedos de roer. Assim, se seu amigo preferir ficar o tempo todo quietinho, pode ser indício de alguma das doenças de coelho.
SINAIS DE ALEGRIA: Eles são divertidos de procurar: seu coelho pode dar pulinhos e giros de alegria no ar e correr ao redor dos seus pés, mostrando que está aproveitando mesmo a vida. Ele também pode mover o queixo como se estivesse mastigando.
A tularemia é uma doença infecciosa rara que também é conhecida como febre do coelho, já que a forma mais comum de transmissão é através do contato das pessoas com o animais infectado.