Antes de entendermos os cálculos, é importante salientar que os dados podem ser apresentados de duas maneiras: agrupados ou não agrupados. Os dados não agrupados são os valores que aparecem de maneira individual. Suponhamos, por exemplo, que você vá medir os alunos de uma turma para verificar a altura de cada um.
CLASSE: são os intervalos de variação da variável e é simbolizada por i e o número total de classes simbolizada por k. Ex: na tabela anterior k = 5 e 49 |------- 53 é a 3ª classe, onde i = 3. LIMITES DE CLASSE: são os extremos de cada classe.
Para definirmos os intervalos, vamos realizar a subtração entre a maior e a menor altura: 1,94 – 1,69 = 0,25. O número de intervalos deve ser sempre maior que quatro. No caso descrito, vamos estipular cinco intervalos de classe, dessa forma dividimos o intervalo total de alturas por 5: Não pare agora...
Frequência percentual (pi): É obtida multiplicando a frequência relativa por 100%. Frequência acumulada: É o total acumulado (soma) de todas as classes anteriores até a classe atual. Pode ser: frequência acumulada absoluta (Fi), frequência acumulada relativa (Fri), ou frequência acumulada percentual (Pi).
Na tabela de frequências para dados quantitativos contínuos a informação é organizada, no mínimo, em 3 colunas: coluna das classes – onde se identificam os intervalos (classes) em que se subdividiu a amostra; coluna das frequências absolutas – onde se regista o total de elementos da amostra que pertencem a cada classe ...
A frequência acumulada de um valor, é o numero de vezes que uma variável assume um valor inferior ou igual a esse valor. A frequência relativa acumulada, é a percentagem relativa à frequência acumulada....
Em estatística pode-se distinguir 4 tipos de frequências:
I) Frequência simples ou absoluta (fi): são os valores que realmente representam o número de dados de cada classe, ou seja, o número de vezes que o elemento aparece na amostra.
Frequência Relativa Simples é o número de observações de um valor individual (ou de uma classe). Calcula-se pelo é o quociente entre a frequência absoluta da variável e o número total de observações.
Geralmente é apresentada na forma de porcentagem, a partir da multiplicação por 100. Por exemplo: a nota 0,5 se repete 5 vezes entre as 40 provas. Então, a frequência relativa dessa nota é 5/40 = 0,125.
A frequência relativa é definida como a razão entre a frequência absoluta e o número total de observações.
Para descobrir a frequência acumulada desse número, só precisamos somar sua frequência absoluta ao total corrente. Em outras palavras, pegue a última frequência acumulada que você encontrou e some-a à frequência absoluta desse valor.
Para tanto, basta dividir cada um dos valores pelo número total de observações do fenômeno. Portanto, se a frequência absoluta total de animais no bairro é de 350, seu trabalho será o de obter a razão de cada uma de suas categorias pelo total de 350.
É obtida por meio da divisão de F pelo total de f. Qualquer frequência relativa pode ser informada em percentual, basta multiplicar seu valor por 100. Explicação: Assim constrói-se cada linha da frequência acumulada.
Regras para a distribuição de frequências
=FREQUÊNCIA(A2:C9;E2:E6) Note que ao selecionarmos o intervalo incluímos uma célula a mais (F7) do que as cinco células usadas na coluna E. Nessa célula teremos o valor de frequência das idades acima de 50 anos. Os dados das frequências serão calculados e inseridos automaticamente nas células correspondentes.
Para o cálculo da frequência relativa, é necessário determinar a dimensão da amostra através das funções CONTAR 1 ou CONTAR. VAL [COUNTA]. Esta função calcula o número de células no conjunto que não estejam em branco e que apresentem valores numéricos.
Como usar estatística no excel
Como criar uma lista suspensa no Excel Digite os valores, linha por linha, que você quer colocar em lista. Deixe-os na mesma coluna; Selecione todos os valores ou palavras clicando em um extremo da lista, apertando Shift, e depois clicando no outro extremo; Clique com o botão direito e escolha a opção Definir nome…
Para isso você deve clicar no ícone de convidados (homem/mulher). Nesta página você tanto vê a lista dos convidados já inseridos como encontra a opção para incluir convidado. Você insere um novo clicando no ícone “+ Incluir convidado”. Você também pode alterar qualquer um deles clicando no ícone do lápis.
Os itens que compõem uma Lista de Presença variam de acordo com a necessidade e objetivo da reunião, mas alguns itens devem ser considerados 'obrigatórios':
Olá, Neste caso, você pode usar a seguinte fórmula. Na célula C2, você tem a fórmula =(B2*100)/A2. Essa fórmula é gerada seguindo a famosa regra de 3.