O bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento, principalmente em receitas como biscoitos e cupcakes, por não possuírem muita massa. Porém, um não é substituído pelo outro, por isso fique atento à receita que você esta fazendo e à quantidade exigida por ela.
Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.
Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.
Como usar amaciante de carne
Como amaciar carne usando fermento
Marinar a carne é uma boa maneira de deixá-la mais macia e gostosa!
Deixe a carne descansar por algumas horas coberta com fatias de mamão verde ou abacaxi. Esfregue suco de lima, ou de laranja azeda, por toda a carne, algum tempo antes de levá-lo ao fogo. Derrame sobre os bifes crus um pouco de conhaque, cachaça ou refrigerante tipo cola e deixe descansar.
Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura.
Para manter a carne macia cozinhe o coxão duro rapidamente no fogo alto, como em uma grelha ou frigideira. Ou então, prefira prepará-la lentamente em líquidos, como molhos de tomate ou à base de bebida alcoólica (cerveja, cachaça ou conhaque). Deixe o corte marinar no suco de abacaxi.
Truque do leite Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender. Meia hora antes de cozinhá-los, coloque-o de molho no leite. Você deve usar cerca de 8 colheres (sopa) para cada quilo de bife.
Em uma vasilha coloque o fígado, o leite e o sal a gosto (mais ou menos 2 pitadas) e deixe na geladeira por 20 minutos. Aqueça o óleo em uma frigideira, escorra o leite e coloque o fígado e a cebola no óleo quente, mexendo sempre até o fígado ficar macio. O leite deixa o fígado macio e tira o cheiro ruim.
Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.
Tempere o fígado com o sal e frite no mesmo óleo. Corte os pimentões em tirinhas finas e frite, junte a cebola, refogue um pouco. Na hora de servir arrume em uma travessa o fígado, por cima o bacon os pimentões e a cebola, em volta coloque montinhos de purê. Sirva com arroz e salada.
Para evitar isso sempre:
Relatório básico: Carne de boi, figado, cru