Associação de idéias ou associação dos fatos psicológicos é a tendência de um fato psicológico sugerir outro fato. É a tendência do espírito passar espontaneamente de uma idéia para outra.
Roubo do pensamento: indivíduo tem a nítida sensação de que seu pensamento foi roubado de sua mente, por algo ou alguém (esquizofrenia). Alterações na FORMA do pensamento: Fuga de ideias: as palavras deixam de seguir uma lógica, passam a ocorrer por assonância, p. ex., amor, flor, cor (Quadros maníacos).
"Por desagregação", diz Schneider1," entende-se o fato de que as conexões de um pensamento não podem ser seguidas pelas demais pessoas e, para o observador, um pensamento carece de relação com aquilo que o precede. ... O pensamento confuso pode ser qualificado, também, de "desagregado".
Segundo a visão aristotélica, o pensamento é constituído por três elementos, sendo eles o conceito, o juízo e o raciocínio. O conceito não apresenta elementos de sensorialidade, não sendo possível contemplá-lo, nem imaginá-lo. Trata-se de um elemento puramente cognitivo, intelectivo.
Resposta. Resposta: a filosofia auxilia no desenvolvimento racional de uma pessoa, fazendo com que uma pessoa desenvolva um pensamento crítico, o que faz com que essa pessoa por meio de seu conhecimento gerar conclusões a cerca de problemas existentes na sociedade.
A aparência é, assim, o que se apresenta imediatamente aos sentidos ou ao espírito, por oposição aos aspetos da realidade que escapam a essa perceção imediata. As aparências deixam apenas ver uma espécie de superfície pouco de acordo com aquilo que as coisas ou os seres no fundo são "na realidade".
Resposta. História é aquilo que aconteceu no passado e gerou consequências futuras... já a realidade é o agora que futuramente virará história porque irá gerar consequências no futuro.