crossorigin="anonymous">
O coalescimento é um Tratamento térmico de recozimento subcrítico com a finalidade de se obterem os carbonetos na forma esferoidal, também conhecido como esferoidização.
O recozimento pleno consiste no aquecimento do aço a uma temperatura superior à zona crítica (quando este aquecimento é feito a uma temperatura situada dentro da zona crítica, é denominado recozimento intercrítico) seguido por um resfriamento lento (dentro do forno por exemplo).
A ferrita experimenta uma transformação polimórfica para austenita, com estrutura cristalina CFC, ou ferro γ, à temperatura de 912º C.
Consiste em aquecer o aço até o campo austenítico, manter durante certo tempo (encharque) e, em seguida, resfriar o componente lentamente dentro do forno até a completa decomposição da austenita.
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinados.
Recozimento, normalização, têmpera, revenimento e coalescimento são os tipos de tratamento térmico mais comuns. O processo de têmpera será o foco dessa edição. O objetivo da têmpera está na obtenção de uma microestrutura que proporcione ao aço propriedades elevadas de dureza e resistência mecânica.
Principais Tratamentos Térmicos Aplicados ao Aço. O recozimento é utilizado para restaurar estruturas e características e para homogeneizar e refinar as estruturas internas do aço.
O recozimento de metais é um processo de recurso térmico em que o metal sofre aquecimento controlado até que atinja certa temperatura, assim, o procedimento viabiliza a permanência de temperatura por um determinado período de tempo e em seguida sofre esfriamento de maneira lenta no mesmo forno.
O recozimento subcrítico é um tratamento térmico que visa aquecer determinado metal a uma temperatura elevada por um período e, em seguida, resfriá-lo lentamente. A intenção desse processo é aliviar as tensões das peças, a fim de deixar o material mais tenaz, mole e dúctil, produzindo assim uma estrutura específica.
O recozimento subcrítico não envolve a formação de austenita, enquanto o recozimento envolve a formação de ferrita e austenita. ... ESFEROIDIZAÇÃO; é um tratamento térmico para o aço, visando dar forma esférica a um dos tipos de grãos que formam o aço, os de uma fase denominada cementita.