Reações comuns: febre e calafrios, mal-estar e dores musculares, úlceras com pouco mais de 1 cm ou que demoram mais tempo a cicatrizar, gânglios aumentados ou abscessos na pele e nas axilas.
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
Modo de aplicação: A vacina oral (Sabin ou VOP) é em forma de gotinhas. Já a inativada (também chamada de Salk ou VIP) é aplicada junto com a hexavalente, no músculo da lateral da coxa (intramuscular).
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae b. É aplicada por via intramuscular no músculo lateral da coxa. O bebê recebe mais duas doses da vacina, aos quatro e aos seis meses de vida.
Assim chamada pela obrigatoriedade das doses quando o pequeno completar 2, 4 e 6 meses, a reação mais comum da vacina aplicada para evitar o aparecimento de difteria, tétano e coqueluche é o aparecimento de febre de intensidade variável no primeiro dia após a aplicação, que é feita no bumbum do bebê.
Como aliviar as reações mais comuns das vacinas
Ao completar um ano e três meses, o bebê deve tomar o reforço da vacina pentavalente. A quarta e última dose desta vacina é reforçada com DTP e previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite, hepatite B e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B.
REDE PARTICULAR: Protege contra as doenças, da difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite B e a poliomielite (VIP). Assim eliminando uma das “picadas” (no posto seriam 3 “picadinhas” e não apenas 2 como na rede particular).
Crianças de 6 meses a 9 anos que nunca receberam nenhuma dose da vacina anteriormente, necessário ter 2 doses com intervalo de 30 dias....Tabela de Vacinação Infantil.
Vacina da febre amarela tem contraindicações e exige precauções
Crianças antes dos seis meses de vida não devem ser vacinadas. Entre os seis e nove meses, a vacinação depende de uma indicação médica. Entre nove meses e dois anos de idade, as crianças devem tomar a dose padrão e as crianças acima dos dois anos devem tomar a dose fracionada da vacina.
A vacina surgiu em 1937 e está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, os medicamentos necessários mais eficazes e seguros em um sistema de saúde. Em 2014, o preço de atacado em países em desenvolvimento é de US$ 4,30 a US$21,30 por uma dose.
Doença Viscerotrópica Aguda Associada à Vacina da Febre Amarela
Reações à vacina O paciente pode sentir dor, vermelhidão e endurecimento no local em até 2 dias após a vacinação. A partir do terceiro dia, pode ter febre e sentir dor de cabeça e muscular, que deve ser tratada com analgésico e antitérmico.
Após receberem as vacinas, as pessoas podem sentir algumas reações que são esperadas, como febre, cansaço, dor e vermelhidão local. Isto porque a vacina está estimulando a produção dos anticorpos e a defesa do nosso organismo. Essas reações são geralmente transitórias e não fazem mal, apesar de serem incômodas.
A vacina da hepatite B é indicada para a imunização contra a infecção por todos os subtipos conhecidos do vírus da hepatite B em adultos e crianças. Esta vacina induz a formação de anticorpos contra o vírus da hepatite B e faz parte do calendário básico de vacinação da criança.