Biologia
Chegando no pulmão, o ar atinge os brônquios, que têm pequenas ramificações, chamadas bronquíolos, responsáveis por transportar o ar inspirado até os alvéolos pulmonares, onde são feitas as trocas gasosas. Após esse processo, o ar rico em dióxido de carbono faz o caminho inverso para ser eliminado do corpo.
A função principal do sistema respiratório é,basicamente,garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.
O sistema respiratório possui como função principal capturar o oxigênio necessário para as células do corpo e eliminar o gás carbônico. Sabemos que os seres humanos realizam dois tipos de respiração: a chamada respiração celular e a respiração pulmonar.
O principal objetivo da respiração é levar oxigênio para todas as células do corpo e retirar o gás carbônico que é o resultado do oxigênio já utilizado pelas células.
Funções do Sistema Respiratório
Quais são as 6 doenças respiratórias mais comuns?
Doenças respiratórias crônicas são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A maioria dessas doenças são preveníveis e incluem a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Representam um dos maiores problemas de saúde mundial.
Resposta: 1-Basicamente garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. 2-A faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. 3-Melhor funcionamento dos pulmões, elas têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar inspirado.
A - A laringe é um tubo curto de cartilagem que conecta a faringe à traquéia e tem a função de dar passagem ao ar e de produzir a voz. B - A laringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório.
O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração). Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem.
Revisado em: O diafragma localize-se junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e ao esterno, e desempenha papel fundamental na respiração. O diafragma é um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, tem forma de cúpula e desempenha papel fundamental na respiração.
Os feixes musculares formam uma lâmina contínua, mas mesmo assim a musculatura do diafragma é dividida em três partes: a parte esternal, fixada na parte posterior do processo xifoide do esterno. a parte costal, cujos feixes se ligam às cartilagens costais inferiores e às costelas correspondentes.
Manifestações. Quando o diafragma sobe, comprime os pulmões e, se a subida for significativa, costuma originar vários sintomas torácicos e respiratórios. Nestes casos, um dos sintomas mais comuns é uma dor que se alastra em forma de círculo em redor do tórax, por baixo do esterno e nas últimas costelas.
Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio. O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração.