Psicossocial se refere a relação entre o convívio social do ponto de vista da psicologia. Consiste num ramo de estudo que abrange os aspectos da vida social em conjunto com a psicologia clínica. ... Existem avaliações psicossociais que são úteis para examinar a estrutura psicológica dos indivíduos.
Na sua Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, o desenvolvimento evolui em oito estágios. Os primeiros quatro estágios: decorrem no período de bebê e da infância, e os últimos três: durante a idade adulta e a velhice.
A transição principal que ocorre no pensar na adolescência é impressionante. A crescente capacidade para considerar tanto as realidades com as quais uma pessoa entra em contato, como as que podem ou não existir fisicamente. Esta capacidade é chamada de pensamento formal e usa o que para Piaget são as operações formais.
a) Função mantenedora da educação: garante a continuidade da espécie humana por meio da aprendizagem de normas que regem a ação. b) Função socializadora da educação: através da linguagem, do habitat transforma o indivíduo em sujeito social.
A interação social tem um papel indispensável do desenvolvimento cognitivo, cabe àqueles responsáveis pela educação da criança intermediar esse aprendizado ajudando-a a diferenciar o que é certo ou errado, reconhecendo sua cultura e seus aspectos sociais, assim como outros a que deve respeitar.
O estudo do sistema nervoso está cada vez mais presente no novo cenário educacional, o que permite refletir como os nossos alunos aprendem. De acordo com o psicólogo estadunidense Robert J. Stenberg (2000), a Psicologia Cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.
A psicologia da educação tem esse papel essencial de verificar os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica. A partir disso, determina quais são os mais importantes para compreender o comportamento das pessoas no ambiente educacional. Assim, é possível intervir nesse ambiente para gerar melhorias.
A Psicologia Cognitiva tem o objetivo de, nos mais diversos cenários de atuação, entender a relação entre o que as pessoas pensam, o que sentem e como se comportam.
O principal propósito da neurociência é ajudar a esclarecer o que acontece no cérebro humano, desde a sua formação até o envelhecimento. Assim, com base nessas importantes informações sobre a mente humana é possível utilizar técnicas específicas que ajudam a aprimorar a educação, como mostraremos a seguir.
Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem — seu cérebro. Assim, a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia. Explicação: ... Esta forma de pensar atingiu também as ciências do homem.
O QUE CARACTERIZA O FUNCIONALISMO, O ASSOCIACIONISMO E O ESTRUTURALISMO? Funcionalismo - Escola de psicologia que enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia, em contraste com as escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos conscientes, está preocupado com a consciência .
Um ramo da neurociência que se preocupa com a fisiologia do sistema nervoso. A neurofisiologia é amplamente definida como o estudo da função do sistema nervoso.