Veja os prazos estabelecidos: Passaporte Comum: Você terá até 10 dias úteis para o agendamento na PF, e a emissão em até 7 dias úteis (dependendo da sua localidade).
Por isso, fique tranquilo, você pode tirar passaporte e visto mesmo com o nome sujo. De acordo com a legislação brasileira, ter algum tipo de restrição ao crédito por conta de débitos não é motivo para que o cidadão encontre dificuldades em fazer seu passaporte.
Sabemos que existem muitos boatos sobre esse assunto, uns dizem que é muito difícil, outros dizem que é muito fácil. Na verdade, isso vai depender de vários fatores. O agente consular vai levar em conta os seus vínculos com o brasil, se você preenche os requisitos necessários e suas respostas na hora da entrevista.
A sua ida até a Embaixada ou Consulado Norte Americano tem como objetivo comprovar as informações que você forneceu enquanto preenchia o formulário online DS-160. Então, basta ter todos os documentos em mãos e responder com calma todas as perguntas para finalmente obter seu visto americano.
Como aumentar as chances de conseguir o visto americano?
No geral, eles querem saber: Quem é você e se você é um cidadão idôneo. O que vai fazer no país e por quanto tempo. Se você tem como se manter (ou alguém para fazer isso) e de onde veio esse dinheiro.
A primeira taxa a ser paga será a MRV (Taxa para solicitação do Visto Americano), que possui o valor de 160 dólares. Em reais, este valor se aproxima de R$ 880. A segunda taxa a ser paga é a taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), que possui o valor de 200 dólares.
O visto F-1 em si pode ter duração de alguns anos. Isso não significa que você terá o privilégio de ter um visto de estudante permanentemente, mas é um visto renovável desde que você continue os seus estudos. Para obter um visto F-1 é necessário primeiro estar matriculado em uma instituição aprovada pelo SEVIS.
Para se alistar, é necessário ter idade entre 17 e 35 anos e estar nos Estados Unidos legalmente há pelo menos 2 anos (o visto de estudante permite isso). Em menos de um ano, os participante estrangeiros conseguem não o green card, mas sim a cidadania americana, que pode ser transmitida para cônjuge, filhos e pais.