Caixa de Retardo, Caixa de Retenção, ou Piscininha como também é conhecida, todos esses nomes são referentes ao mesmo equipamentos, que são reservatórios externos utilizados para fazer a contenção da água das chuvas coletadas no empreendimento, e depois soltar para as vias públicas, com o intuito de auxiliar na redução ...
Os reservatórios de detenção, popularmente conhecidos como “piscinões”, são estruturas de acumulação temporária das águas de chuva, que contribuem para a redução das inundações urbanas, especialmente em áreas altamente impermeabilizadas e densamente povoadas.
Hoje as cisternas são cada vez mais comuns em empresas que buscam otimizar o uso de seu espaço e armazenar água. Isto porque, diferente do tanque, a cisterna é um reservatório para uso enterrado. No entanto, ela também pode ser utilizada meio enterrada ou com grande parte dela fora do solo.
Redes de drenagem são importantes, principalmente, para evitar acúmulo de água da chuva nas ruas, o que pode ocasionar alagamentos. ... Uma das principais causas de alagamentos nas cidades é falta de manutenção nas redes e acúmulo de lixo, que causa o entupimento das redes de drenagem.
No lugar que fica o jardim, você pode colocar um dreno, caso o terreno fique encharcado por causa da chuva. É só pegar um tubo de 100 mm perfurado e colocar a uns 30 ou 40 cm de profundidade.
A importância de um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas torna-se mais clara para a população das grandes cidades na medida em que se acumulam os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos.
Sistema de drenagem é o nome que se dá a uma série de estruturas que são instalados em um determinado local com o intuito de reter, tratar e transpor águas pluviais (que nada mais são que as águas da chuva).
A drenagem urbana é o conjunto de medidas que tenham como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita, diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável.
Os locais (calhas, canos, canais, rios, córregos, etc.) que acomodam os fluxos de água de drenagem, quando estes seguem repetidamente o mesmo caminho, são ditos canais de drenagem. Estes canais, quando interligados, formam necessariamente uma rede dendrítica, dita rede de drenagem.
Em resumo, o termo rede hidrográfica faz referência ao conjunto de rios, lagos, lagos, lagoas, açudes e cisternas que fazem parte de um determinado espaço geográfico. Nesta direção, a rede hidrográfica é composta pela água (doce ou salgada), que é um elemento natural importante para a sobrevivência do ser humano.
A Rede Hidrográfica Os rios de primeira ordem correspondem às nascentes, onde o volume de água ainda é baixo. Os rios de segunda ordem correspondem à junção de dois rios de primeira ordem e os rios de terceira ordem, a junção de dois de segunda, assim sucessivamente, formando uma hierarquia.