Grosso modo, player de mercado é a definição para aquelas empresas que atuam de forma relevante no mercado no qual estão inseridas. Ou seja, são negócios capazes de mudar a perspectiva do ramo de atuação e região em que decidiram investir.
Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específicos, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. ...
Assim sendo, o mercado compreende a interação e o envolvimento de compradores e vendedores. Os compradores estão em busca de algo que supra as suas necessidades e os vendedores são os possuidores desse suprimento que interessa aos compradores.
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
As estruturas de mercados dependem fundamentalmente de três características, tais quais: número de empresas que compõem o mercado; tipo de produto (se as empresas fabricam produtos idênticos ou diferenciados) Existência ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
A estrutura de mercado que trás mais opções de escolhas para os consumidores é a estrutura de concorrência perfeita. Na concorrência perfeita existe um número ideal de ofertantes e de demandantes, não existem empresas dominando o mercado, o pleno emprego é um fato e as pessoas podem escolher o que comprar.
Como sabemos, a dinâmica de mercado é dada pela oferta e pela demanda de produtos/serviços. ... Tendo isso em mente, podemos verificar que, no Brasil, o mercado é estruturado com base na Concorrência Perfeita, em que há muitos compradores (consumidores) e muitos comerciantes (vendedores).
Concorrência perfeita ocorre quando existem muitos vendedores; existe uma entrada e saída fácil de empresas; os produtos são idênticos independentemente do vendedor e os vendedores são tomadores de preços.
Concorrência perfeita: O preço é igual à receita média e à receita marginal. ... No mercado competitivo, a receita marginal se iguala ao preço, assim sendo, a empresa escolhe produzir a quantidade em que o preço é igual ao custo marginal. Assim, a curva de custo marginal é a curva de oferta individual da empresa.
Em economia, concorrência perfeita ou concorrência pura descreve mercados em que nenhum participante tem poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. ... Assim, a competição perfeita pode servir como ponto de referência para avaliar mercados de concorrência imperfeita no mundo real.
drogaria (medicamentos, produtos de higiene e aplicação de injetáveis)....
Numa concorrência perfeita ou economia perfeita não se admite uma empresa que produza o produto ou serviço de forma única sendo assim as características de uma concorrência perfeita seria várias empresas que disponibilizam do mesmo produto/serviço com preços semelhantes, onde o lucro da empresa somente paga as contas ...
Duas diferenças importantes entre os dois tipos de concorrência: Capacidade ociosa: Concorrência monopolística –> produzir abaixo do nível que minimiza o custo total médio. Concorrência perfeita –> produzir a quantidade que minimiza o custo total médio.
Enquanto na concorrência imperfeita geralmente existem poucos ou apenas um vendedor ou comprador, na perfeita, muitos vendedores e compradores concorrem entre si, de modo que nem compradores ou vendedores, individualmente consegue ter um impacto significativo sobre os preços.
6ª) Por que a demanda em concorrência perfeita é horizontal? A firma, individualmente, seja incapaz de alterar o preço do produto tem uma conseqüência importante, porque implica a curva de demanda do produto ser perfeitamente elástica ou, em outros termos, horizontal.
Concorrência pura ou perfeita: Mercado atomizado; Produtos homogêneos; Mobilidade de firmas; Racionalidade; Transparência do mercado. Monopólio: uma só empresa domina a oferta do mercado. Oligopólio: algumas (poucas) empresas dominam a oferta do mercado.
Relativo ao processo de fazer oligopólios, ou seja, de concentrar o controle de algo para um grupo de poucas pessoas.
produtos homogêneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes. não existem barreiras à entrada no mercado. transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
Na química o termo heterogêneo é usado para se referir a duas ou mais substâncias que têm características diferentes e que, por esse motivo, não se misturam uniformemente.
O Oligopólio Puro existe quando o produto oferecido é homogêneo, como é o caso do alumínio ou do cimento, por exemplo. O Oligopólio Diferenciado é característico de produtos que se podem diferenciar, inclusive na qualidade, como é o caso da indústria automobilística, por exemplo.
Monopólio é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço. A palavra é de origem grega, sendo que mono significa “um” e polein significa “vender”.