Os elétrons livres são aqueles que, recebendo energia realizam o salto quântico, ou seja, pulam para outra camada eletrônica. Porém, quando os elétrons já se encontram na camada de valência, a mais externa do átomo, o salto quântico externa, ainda mais, o átomo, ultrapassando a barreira potencial.
Elétrons "livres" estão presentes em materiais condutores. São assim chamados porque possuem um único elétron na camada mais externa do Átomo, possibilitando assim, uma tendência maior que o átomo tem de perder esse elétron para outro.
- Se o átomo possuir de 1 à 3 elétrons na camada de valência, é mais fácil ele "perder" elétrons. estes são os elétrons livres. estes átomos são os chamados de metais. - Se o átomo possuir de 5 à 8 elétrons na camada de valência, é mais fácil ele "ganhar" elétrons.
Os maus condutores, ou isolantes, são os corpos que necessitam de elétrons porque tem muito poucos elétrons livres. São exemplos de isolantes a madeira seca, a mica e o vidro. Em eletricidade são utilizados os bons condutores na construção de cabos e fios metálicos e os maus condutores são empregados como isolantes.
Por que alguns elétrons recebem a denominação de elétrons livres? R: Porque esses elétrons estão fracamente ligados ao átomo e se movimentam livremente no interior da rede cristalina.
Um elétron livre ocorre na banda proibida de nuvens eletrônicas, em camadas de valência, ao ganhar fótons altamente energéticos. Os elétrons dão o chamado salto quântico e saem da região onde se encontram confinados pelas cargas elétricas e se tornam elétrons livres, saltando a barreira de potencial.
Resposta. Os filamentos são feitos de tugstenio e possuem elétrons livres na camada de valência. Quando o interruptor é ligado, gera-se então uma diferença de potencial e com isso haverá corrente elétrica.
Elétron é uma partícula que forma o átomo, ou seja, uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e fica na eletrosfera, em volta do núcleo atômico.
O movimento dos elétrons será no sentido sempre do maior potencial, ou seja, do pólo positivo. A pilha tem a função de fonte de energia elétrica e também de manter a diferença de potencial, mantendo assim o movimento dos elétrons.
Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
1 Coulomb é a carga elétrica de 6,25 . 1018 prótons (ou elétrons).