Os neurônios motores periféricos são as células nervosas responsáveis pela produção dos movimentos dos músculos e estão localizadas no corno anterior da medula espinhal ou núcleos dos nervos cranianos.
Os neurônios motores inferiores fazem contato direto com os músculos esqueléticos, originam-se na medula espinhal e tronco encefálico, enquanto os neurônios motores superiores têm seus corpos celulares no córtex cerebral ou tronco encefálico.
Placa motora ou junção mioneural é a região da superfície de uma fibra muscular onde um ramo de um axônio forma uma sinapse com a fibra. Neste local um impulso nervoso que chega pelo axônio pode resultar em uma contração muscular.
O ponto motor é o local onde o nervo penetra no epimísio e ramifica-se dentro do tecido conjuntivo, onde cada fibra nervosa pode inervar uma única fibra muscular ou até mais de 150 fibras musculares. ... Para que se encontre o ponto motor de um músculo, um eletrodo de investigação deve ser usado para estimular o músculo.
O potencial de ação no neurônio motor causa grande despolarização no músculo pós- sináptico, chamado potencial da placa motora (PPM), equivalente ao PPSE na sinapse. (mPPMs). Os potencial da placa motora PPMs representam a liberação simultânea combinada do transmissor de muitas vesículas.