Um bom artigo científico apresenta claramente o propósito do trabalho, dá uma justificativa plausível para o que levou o autor a escolher determinado tema, explicitando qual é a relevância dele para a comunidade acadêmica. ... O autor deve dissertar sobre o que tem ligação direta com a sua pesquisa.
A publicação científica, nesse sentido, tem a função de registro histórico, sobretudo para as pesquisas que inicialmente não resultam em patentes. Publicar um artigo científico consistente é uma forma eficiente de garantir a precedência e a originalidade da pesquisa científica realizada.
Embora os organizadores da maioria dos encontros científicos estipulem a necessidade de que o texto não tenha sido publicado anteriormente, há um consenso na comunidade científica de que apresentar um mesmo trabalho em dois ou mais encontros, desde que estes sejam realizados em diferentes países, é uma prática ...
Quando o autor citar a si mesmo, não deve chamar atenção com expressões tais como "no meu livro tal". Todas as citações devem receber aspas, sendo necessária a identificação do citado, ano de publicação e página da obra consultada. As citações de até 03 linhas devem receber aspas.
Uma definição simples de autoplágio é usar a própria pesquisa anterior e apresentá-la para publicação como algo novo e original.
Dicas para escrever um ótimo resumo para um congresso
Para que os Anais de um Congresso possam ser publicados, é necessário que o evento possua um Corpo Editorial, um conjunto de uma ou mais pessoas responsáveis por organizar esse documento. Nem todos os trabalhos que são submetidos ao congresso são publicados nos Anais.
A revisão da literatura é a etapa do trabalho em que se reúne as fontes de pesquisa que vão fornecer embasamento teórico para o trabalho. Além disso, serve para dialogar com essas referências e aplicar seus conceitos no tema da monografia.
Na conclusão o pesquisador focará em abordar os resultados focando em mostrar como isso contribui para a pesquisa. Caso não haja discussão, na conclusão também deve fazer o fechamento dos objetivos gerais, mostrando que foram alcançados.
Etapas para fazer uma revisão narrativa
Como fazer uma revisão bibliográfica
Apresentação das seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa.
A seguir, são apresentadas, de forma sucinta, as seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa(8).
A revisão integrativa de literatura é um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente.
A revisão integrativa determina o conhecimento atual sobre uma temática específica, já que é conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto, contribuindo, pois, para uma possível repercussão benéfica na qualidade dos cuidados prestados ao paciente(1).
Introdução: A revisão integrativa da literatura é um método que permite a síntese de conhecimento e a incorporação dos resultados de estudos significativos na prática.
Mostramos a seguir quais são as principais seções e subseções de uma Revisão da Literatura:
As revisões do escopo diferem das revisões sistemáticas, porque não visam avaliar a qualidade das evidências disponíveis, mas objetivam mapear rapidamente os principais conceitos que sustentam uma área de pesquisa 14. Scoping studies: towards a methodological framework.
Importância da Revisão da literatura A revisão da literatura é indispensável não somente para definir bem o problema, mas também para obter uma ideia precisa sobre o estado actual dos conhecimentos sobre um dado tema, as suas lacunas e a contribuição da investigação para o desenvolvimento do conhecimento.