Atividades para estimular a coordenação motora fina
Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
Existem muitos exercícios para treinar a motricidade fina, que podem ser feitos em casa, na escola, num passeio ao ar livre… Algumas sugestões:
Quando a capacidade de coordenar os movimentos é afetada, é comum o surgimento de certos problemas de dificuldade motora. Desde o controle dos movimentos mais básicos, como andar e pular, ao controle de movimentos específicos, que precisam ser realizados durante uma atividade, como jogar futebol.
A coordenação motora é uma função do cérebro que é capaz de deixar o corpo equilibrado ao realizar os movimentos a partir das articulações e dos músculos. A coordenação dos movimentos é realizada a partir de uma interação entre os sistemas nervoso, músculo-esquelético e sensorial.
A coordenação mão/olho ou coordenação óculo-manual é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e as mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazer um movimento.
Coordenação viso-motora é a integração entre os movimentos do corpo (globais e específicos) e a visão. Na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo-a, por isso separei algumas atividades a serem trabalhadas dentro desse tema.
A memória visual é parte de uma grande área conhecida como habilidades perceptivas visuais. Concentra-se na capacidade de recordar a informação visual que foi vista, sendo um fator crítico para a leitura e a escrita. Quando uma criança está escrevendo uma palavra, ela deve recordar como as partes da letra se formam.
DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA é caracterizada pela capacidade para perceber as diferenças entre os sons da fala e para sequencia-los em palavras escritas. ... A percepção visual caracteriza-se pela capacidade para observar pormenores importantes e dar significado ao que é visto.
A percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas. Seu desenvolvimento ocorre partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento por meio da mediação do meio social.