a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.
Em bioquímica, um agonista é uma substância capaz de se ligar a um receptor celular e ativá-lo para provocar uma resposta biológica, uma determinada ação na célula, geralmente similar à produzida por uma substância fisiológica. Enquanto um agonista causa uma ação, um antagonista bloqueia a ação do agonista.
Antagonista é classificação de um músculo cuja contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo flexiona. Um exemplo de um músculo antagonista é o tríceps braquial localizado na parte posterior do braço e que realiza a extensão do braço.
Outro exemplo é o tríceps braquial que é o agonista na extensão do cotovelo, nesse movimento o bíceps braquial age como antagonista do movimento. O agonista é todo o músculo que causa o movimento, é denominado o músculo principal do movimento.
Músculos trabalhados
Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.
O agachamento faz uso de três articulações: o joelho, o tornozelo e o quadril.
Abdução, flexão e rotação interna foram consideradas ângulos positivos tanto para o quadril quanto para o joelho.
Biomecanicamente, o sistema de alavancas envolvido é o de primeira classe ou a interfixa, e a cadeia cinética a do tipo fechada. O movimento tem como posição inicial quando joelhos e quadris estão fletidos (Figura 1) e como posição final quando as mesmas articulações estão estendidas (Figura 2).
Agachamento completo é mais efetivo que agachamento médio O agachamento é uma técnica comum em muitos centros de fitness pelos benefícios que traz ao fortalecer a musculatura nas pernas, coxas e glúteos. Há grande variedade de tipos de agachamento, principalmente segundo a profundidade.
"O agachamento trabalha quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural (posterior da coxa), abdominal e lombar", explica a personal trainer Mariana Figueiredo. Ao fortalecer as pernas e os glúteos, a lombar fica protegida e acaba ganhando mais equilíbrio quando o corpo está em movimento.
O agachamento profundo não é outro senão aquele em que as coxas ultrapassam o paralelo, colocando a articulação do quadril abaixo da articulação do joelho. Trata-se de um exercício que nos ajuda a desenvolver e fortalecer quase todas as fibras musculares do corpo.
Além de ser o exercício de preferência para trabalhar a região dos glúteos, o agachamento também tem outros benefícios como:
Assim, se você gosta de fazer agachamentos, continue, mas não todos os dias, pois, quando realizamos um treino, causamos pequenos rompimentos nas nossas fibras musculares e o corpo, por sua vez, constrói moléculas para colocar nas fissuras, aumentando o volume do músculo.
Dobre os joelhos a frente nos quadris na mesma proporção para abaixar o agachamento. Mantenha os quadris retos, o tronco ereto e a coluna neutra durante todo o movimento. Contraia os glúteos e empurre os calcanhares para se levantar. Quando você se agacha, seus joelhos devem acompanhar os dedos dos pés, mas não além.
+ Abdômen definido em 15 minutos Para iniciantes isso será bem duro. Neste caso, comece com repetições mais curtas e vá aumentando o tempo de sustentação até conseguir chegar a 60 segundos. Porém, pranchas com tempos mais curtos também podem garantir um bom treino.
- O ideal para se ter um nível de treinamento adequado é conseguir sustentar o exercício durante 10 a 20 segundos para um aluno iniciante e 30 a 60 segundos de intermediário a avançado, em 3 séries de cada tipo de prancha - explicou Kaio.
A PRANCHA AJUDA A EMAGRECER? A prancha emagrece sim! Para garantir resultados, o exercício prancha deve ser associado a movimentos mais vigorosos, que queimam calorias. ... A prancha também estimula o metabolismo, fazendo seu corpo queimar mais calorias mesmo em repouso.
Pode queimar até 600 calorias em uma hora de exercícios, o que contribui para a perda de peso e, consequentemente, da gordura abdominal.
7 dicas para perder gordura abdominal mais rápido
Pode levar de três meses a um ano para conseguir definição, e não se trata apenas de fazer muitos exercícios abdominais.