Óleos e graxas são substâncias orgânicas de origem animal, mineral ou vegetal. Ge- ralmente são hidrocarbonetos, gorduras, ésteres, entre outros. ... Para o lançamento de efluentes em cor- pos hídricos o parâmetro de óleos e graxas é exigido pela legislação ambiental.
n-hexano
Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.
O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. ... Além disso, quando atinge o solo, o óleo tem a capacidade impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento de água das chuvas, por exemplo.
Vale a pena saber
O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.
Dados da Sabesp revelam que 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil de litros de água. Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva.
A maneira mais indicada é armazenar o líquido já frio em uma garrafa PET ou outro recipiente com tampa. Muitas cidades possuem serviço exclusivo para reciclagem do óleo, o projeto Óleo Sustentável por exemplo disponibiliza um mapa com diversos pontos de coleta de óleo usado ao redor do país.
A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.
Esse óleo usado é transformado em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel, produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos. Ou então faça seu próprio sabão a partir do óleo de cozinha usado no dia-a-dia.
Preparo:
O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer. Em caso de frituras repetidas, cuidados especiais devem ser tomados para reduzir a produção de acroleína.
Mantenha seu café bem guardadinho em sua dispensa. Azeite – Não há necessidade alguma de armazenar óleo ou azeite na geladeira. O frio vai deixá-los com uma consistência espessa e pode alterar o sabor original deles. Além disso, o azeite também absorve o cheiro de outros alimentos ao seu redor, o que não é nada legal.
Armazene o óleo em uma garrafa de vidro escuro e com uma tampa firme. Se ele vier em um recipiente de vidro transparente, por exemplo, use um funil para transferir o conteúdo e não derramar. A luz do sol degrada a qualidade do óleo e usar garrafas de tons mais escuros, como azul e verde, evita que isso aconteça.
O resultado foi surpreendente, já que muita gente pensava que o óleo de girassol era o mais "saudável". "Óleo de girassol e de milho são bons", diz o professor Grootveld, "desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo.
Qual é o melhor óleo de cozinha para a saúde: canola, milho, coco, abacate e mais
“Óleo de girassol e de milho são bons”, diz o professor Grootveld, “desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas.”২২ ফেব, ২০১৭
Segundo pesquisas, o azeite de oliva é o mais saudável no preparo dos alimentos, pois os óleos vegetais como soja, milho e girassol, se submetidos a altas temperaturas perdem facilmente suas estruturas moleculares.
Óleo X Azeite: pode substituir em todas as receitas, porém o azeite tem sabor acentuado, enquanto o óleo quase não tem, então se você não achar que o sabor do azeite pode ser prejudicial à receita, pode trocar. ... Substituição de vegetais: Se você for trocar algum vegetal de uma receita use o princípio da semelhança.