Recomendação: VNI deve ser utilizada como tratamento de primeira escolha para pacientes com agudização da DPOC, especialmente para aqueles pacientes com exacerbação grave, caracterizada pela presença de acidose respiratória (pH < 7,35) que persiste a despeito de tratamento médico máximo associado a oxigenoterapia ...
O ar é pressurizado em uma máquina e empurrado para os pulmões através de uma máscara ou bocal. Ela é chamada de “não invasiva” porque não requer cirurgia ou que qualquer parte da máquina seja inserida nas vias aéreas. Como a VNI funciona?
Elas cobrem toda a cabeça e possuem uma ventoinha com filtro de ar acoplado. ... Já o ventilador é uma máquina que ajuda o paciente a respirar. Essa máquina bombeia oxigênio para os pulmões e remove o gás carbônico através de um tubo. A inserção desse tubo na traqueia é um procedimento conhecido como intubação.
Na entubação com o TOT, o tubo é inserido dentro da traqueia do paciente através da via oral ou nasal. Já na entubação com tubo de traqueostomia, a inserção da cânula é realizada através de procedimento cirúrgico na região da traqueia. Além disso, o tempo de permanência entre os dispositivos é de suma relevância.
- Para calcular a FiO2 ideal deve-se usar a seguinte fórmula: FiO2 ideal= PaO2 ideal x FiO2 conhecida (a qual a gasometria foi coletada)/ PaO2 conhecida (obtida na gasometria arterial).
O cálculo do IV foi definido pela pressão parcial de CO2 x pico de pressão inspiratório x frequência respiratória mecânica dividido por mil e o cálculo do IO pela pressão média de vias aéreas x fração inspirada de O2 multiplicado por cem e dividido pelapressão parcial de O2.
A pressão média das vias aéreas (PMVA) foi calculada através da seguinte fórmula: PMVA = (PPI - PEEP) x (ti/ti-te) + PEEP, onde: pressão positiva inspiratória (PPI), pressão expiratória final positiva (PEEP), tempo inspiratório (ti) e tempo expiratório (te) (Fig.