Um armazém (do original em árabe: al-mahazán, «sótão, entreposto») é um espaço físico em que se depositam matérias-primas, produtos semiacabados ou acabados à espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuição.
Todo armazém geral possui um tempo de operação para cada fase da sua logística. Desde o recebimento, até a expedição do produto, com prazos que pode levar até 48h ou mais, que funciona assim: Inicialmente, recebe-se a mercadoria, e efetua as tarefas de conferência.
A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. ... Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas.
Em estabelecimentos que não são constituídos como ou equiparados a armazém geral e não se qualificam como operadores logísticos, mas realizam a atividade de depósito de mercadorias para terceiros, seguindo as regras gerais de tributação inclusive no que se refere à sistemática do regime de substituição tributária.
Sistema de Gerenciamento do Armazém
As atividades mais importantes que envolvem a armazenagem são as seguintes:
Tipos de cross docking
O Cross Docking traz vários benefícios em relação ao frete, entre eles citamos:
Benefícios do cross-docking: Aumenta velocidade do fluxo de produtos e circulação do estoque. Reduz custo de manuseio. Permite consolidação eficiente de produtos.
A técnica crossdocking surge como uma evolução em todo o processo logístico. ... A grande diferença entre o modelo tradicional e o crossdocking é que, no modelo tradicional, as mercadorias chegavam e eram armazenadas até serem solicitadas pelos clientes. A produção era realizada para stock e empurrada para o cliente.
Vantagens e desvantagens da armazenagem
Cross docking é um sistema de distribuição no qual o produto que foi comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou para uma instalação (armazém). Nesse centro de distribuição/armazém, a mercadoria é expedida para o consumidor final de forma imediata, ou seja, acontece uma redistribuição rápida.
No total, existem três aspectos bases para operações que envolvam o cross-docking: Tempo de permanência do produto no lugar do cross-docking: deve ser o mínimo possível. ... A estocagem, no entanto, não pode ser feita, pois não integra o sistema cross-docking.
O cross docking é uma estratégia de preparação de pedidos que elimina a etapa intermediária de armazenamento da mercadoria. Gerenciado corretamente, permite agilizar a preparação e expedição de pedidos reduzindo os custos operacionais.
A primeira etapa para trabalhar com o cross docking é ter um Centro de Distribuição, o famoso CD, um dos grandes elementos desse processo. Saiba que quando a operação é pequena é até possível trabalhar com alternativas a ele, tal como alocar um espaço no escritório ou terceirizar essa função.
Cross docking de varejo: Envolve a recepção de produtos de vários fornecedores e classificação em caminhões de saída para uma série de lojas de varejo. O método foi utilizado pelo Wal-Mart em 1980 nos EUA.
Milk Run significa, literalmente, corrida do leite. O método consiste em um transportador coletar em duas ou mais fazendas sem cruzar caminho na rota: retira o leite, e em seguida entrega-o em uma empresa. ... O objetivo principal do sistema Milk Run é reduzir os custos logísticos de abastecimento.
O picking por ondas ou wave picking é uma forma de organizar a preparação de pedidos no armazém, que consiste em: 1. Agrupar os pedidos em função de critérios logísticos, tais como as rotas de distribuição ou a prioridade do envio.