Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.
Além disso, estudos ressaltam que as cores influenciam de forma significativa nos processos de aprendizagem. As pessoas alcançam um grau de concentração maior com cores mais intensas e quentes, pois essas despertam a atenção e a criatividade de quem está envolvido com determinada atividade ou estudo.
Amarelos solares e laranjas revigorantes estimulam o cérebro Quando esse hormônio é liberado no corpo ele produz uma sensação de bem-estar. Que humor não melhoraria em um ambiente alegre? Segundo alguns, o laranja é a melhor cor para estimular o aprendizado.
A correta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo gerador de bem estar, o que eleva a auto estima e reduz o stress, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia e depressão.
O verde e o azul compõem bem ambientes dedicados para o estudo. Apesar de serem mais relaxantes e menos quentes e vibrantes como o amarelo, o laranja e o vermelho; o verde e o azul cumprem funções importantes. São cores que acalmam e preparam o corpo e a mente para longas rotinas de trabalho ou estudo.
azul
Cores dominantes e revigorantes de 2021: branco, cinza e prata. De acordo com os preceitos da astrologia chinesa e do Feng Shui, o Metal, elemento principal do ano chinês de 2021, simboliza resistência, interesses coletivos, determinação e persistência.
O tom amarelo Illuminating foi apontado pela Pantone junto com o cinza Ultimate Gray como as cores de 2021.