A potência aparente é definida como a potência total que uma determinada fonte é capaz de fornecer, ou seja, a potência ativa na verdade é a “soma vetorial” da potência ativa com a potência reativa. A unidade de medida da potência aparente é o volt ampère (VA).
Potência Ativa Recebe como notação a letra P e é expressa em Watts (W). No cálculo da potência ativa é importante considerar o produto entre a corrente e a tensão e também o fator de potência (cos φ).
O cálculo é bastante simples, basta utilizar a calculadora que disponibilizamos a seguir: CONSUMO (kWh) = potência (W) x horas de uso por dia (h) x dias de uso no mês / 1000.
kVAr
O fator de potência ideal é 1, e quanto mais baixo for este número, menor a eficiência ou rendimento do equipamento. técnicamente falando, fator de potência é o ângulo de separação entre as curvas de tensão (Volts) e corrente (Amperes) na rede elétrica, sendo “1” quando não há ângulo entre elas.
Por meio deste medidor a Celpe poderá registrar o consumo de energia ativa (kWhmedido) e o consumo de energia reativa (kVArhmedido), o que possibilitará calcular o fator de potência da unidade consumidora.
Definição: o fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética.
Fator de eficiência energética do aparelho. A única maneira correta de encontrar a potência elétrica do ar-condicionado é usando este fator de eficiência. Portanto, a fórmula seria a quantidade de Btu multiplicado por 0,293 dividido pelo EER ou COP que é o fator de eficiência.
Razão entre a demanda média e a demanda máxima da unidade consumidora ocorridas no mesmo intervalo de tempo especificado.
O fator de potência mensal é calculado com base nos valores mensais de energia ativa (“ kWh”) e energia reativa (“ kVArh”). O fator de potência horário é calculado com base nos valores de energia ativa (“ kWh”) e de energia reativa (“kVArh”) medidos de hora em hora.
A fórmula para o fator de potência, também representada por Fp, é Watts dividido por Volt-amperes. Você deve ter uma equação assim: 71 = . 460.
A energia reativa pode ser neutralizada por uma carga capacitiva, assim, o caminho mais seguro para efetivamente corrigir o fator de potência e compensar as cargas indutivas existentes, é fazer a instalação de um banco de capacitores.
A relação entre kW, kVA, kVAr é a mesma para qualquer triângulo retângulo. O kVA pode ser obtido tomando a tensão média para as 3 fases e a corrente média para as 3 fases, multiplicando-os e, depois, multiplicando novamente esse resultado pela raiz quadrada de 3 — que é 1,73 para um sistema de energia trifásico.
Basta dividir a potência do equipamento por 1000. Por exemplo: Levando em consideração, um chuveiro elétrico tenha 5500 watts de potência, ao escolher um Gerador de Energia, o mesmo deve ter uma potência de 5.
Para calcular a corrente das contatoras podemos usar a norma IEC831-1 que diz que a sobrecarga pode ser de 30% , isto é, o capacitor pode absorver uma corrente 1,3 vezes a nominal. Como a tolerância dos capacitores em média é 10% então temos outro multiplicador de 1,1.
O kVA desse exemplo é dado pela divisão do fator de potência pelo valor equivalente em kW, que nesse caso resulta em 0,14. Sendo assim, a conclusão da conversão é de que 5.
Kilovoltampere (kVA) é uma unidade de medida correspondente a 103 voltamperes, 1 kVA = 1 000 VA. VA significa volt-ampère, o VA é o que chamamos de potência aparente, ela é o resultado de uma soma fasorial (vetorial) da potência ativa em watts (W) e da potência reativa (var).
Portanto, uma unidade de kVA equivale a 1000 VA – ou 1000 volt-ampères, com duas variáveis, que são a potência ativa (watts) e reativa (var).
Converter kVA para kW Multiplique o kVA por 0,8 para encontrar o valor em kW.