A sistemática é a área da biologia dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. ... O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas.
A sistemática é a área da biologia que visa estudar a biodiversidade a partir de uma classificação chamada taxonomia. É importante dizer que a sistemática não é uma área exclusiva da zoologia, mas é utilizada para classificar todos os seres vivos existentes no planeta, incluindo os animais.
A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. É uma área de extrema importância, pois, afinal de contas, lida com uma quantidade absurda de espécimes e, sem uma devida classificação, seria impossível o estudo preciso e vital para a melhoria de conhecimento do mundo natural.
A biopirataria pode trazer diversas consequências negativas para o meio ambiente, assim como a exploração ilegal dos recursos naturais. É definida como biopirataria a exploração, manipulação e exportação ilegal de recursos naturais de um determinado ecossistema ou bioma.
O termo "biopirataria" não se refere apenas ao contrabando de diversas espécies naturais da flora e da fauna, desmatamento de madeira e de espécies de plantas, apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no âmbito do uso dos recursos naturais.
De modo geral, a biopirataria impede que a cultura e os recursos biológicos de uma região, no caso a Amazônia, sejam preservados. E a fiscalização existente não consegue ser tão eficiente diante da dimensão da Floresta Amazônica.
A biopirataria deve ser combatida pelo governo brasileiro porque ela é prejudicial para o meio ambiente, além de, por vezes, violar os direitos dos povos tradicionais, que desenvolveram certos conhecimentos apropriados de maneira ilegal pelos piratas.