O que é o Journal Citation Reports (JCR)? ... O JCR oferece uma perspectiva para avaliação e comparação de periódicos por meio da acumulação e tabulação de contagens de citações e artigos de praticamente todas as especialidades nos campos da ciência.
Existem inúmeras formas de saber se um periódico é indexado no JCR. Uma delas pode ser verificando na lista de “publicações em periódicos” do Lattes de seu orientador, caso ele já tenha publicado naquele periódico. Se as letrinhas “JCR” em vermelho aparecem após o nome do periódico, é porque ele é indexado na base JCR.
Journal of Materials Research and Technology
Para o cálculo, utiliza-se o número de citações recebidas pelos artigos publicados naquele periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período. Como exemplo temos: cálculo do fator de impacto da revista X no período de 2017.
Fator de Impacto é a principal métrica que qualifica as publicações científicas com base nas citações que ela recebe. ... É possível verificar estatística de citações desde 2001 até o presente.
O chamado fator de impacto é um método bibliométrico para avaliar a importância de periódicos científicos em suas respectivas áreas. Através do Qualis. ...
A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional; B3, B4, e B5: considera os periódicos de média relevância; C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. Esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos.
Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela “Evento de Classificação” e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).
A classificação no Qualis Livros é feita por comissões de consultores, cada qual focando um conjunto específico de áreas do conhecimento e seguindo critérios da área. Os critérios para atribuição de qualidade a um periódico variam entre áreas e, também, de ano para ano.
Acompanhando o relatório aprovado pelo CTC/ES 2014-2018, a escala de avaliação dos livros deve ser comparável à de produtos técnicos e artísticos, envolvendo cinco níveis, respeitando-se a seguinte ordem: L1 (elevada Qualidade), L2, L3, L4 e L5 (menor qualidade).
Tutorial de acesso a plataforma Sucupira
Antes de mais nada, é preciso saber que a qualidade dos periódicos é classificada anualmente no Qualis da Capes em estratos: A1; A2; B2; B3; B4; B5; C. A grosso modo, pode-se dizer que um periódico A1 é uma revista “top”, enquanto um periódico C é um zero à esquerda.