Assim, a gestão democrática é definida com os princípios de integração do sistema/escola com a família, comunidade e sociedade, descentralização, participação democrática no processo educacional, maioria dos professores em colegiados e comissões. Mas, a gestão democrática não está restrita apenas as unidades escolares.
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.
DICAS PARA UMA GESTÃO EDUCACIONAL MAIS EFICIENTE
Os 6 pilares da Gestão Escolar
Qualidade de ensino na escola pública: 6 aspectos que todo gestor deve considerar
Gestão escolar diz respeito a um conjunto de estratégias que o dono da escola deve traçar ao começo de cada ano a fim de guiar o seu negócio. Ela envolve as áreas pedagógica, administrativa, financeira, gestão de pessoas, marketing e comunicação.
As escolas possuem em sua organização elementos constitutivos essenciais para que ocorra de maneira eficiente o alcance dos objetivos educacionais previstos em seu Projeto Político-Pedagógico. Assim, podemos dizer que a escola articula organização e gestão para alcançar estes objetivos.
Dentre os motivos, constatou-se que os alunos procuram a EJA movidos pelas pretensões de mudança de emprego, desejo de cursar o Ensino Médio ou Ensino Superior, para satisfação pessoal, para adquirir aprendizado e pela necessidade imposta pela sociedade de possuir estudo.
Essas organizações, por sua vez, podem ser diferenciadas de acordo com a sua natureza mais espontânea ou formal. Ou seja, diferenciando aquelas que não são constituídas de forma explícita e formal daquelas que são constituídas com base em objetivos bem definidos.
A gestão é um ato político e pedagógico, e representa uma dimensão condicionante para a qualidade (PARO, 2002). ... A gestão deve se expressar por um compromisso pedagógico que considere a heterogeneidade social e cultural do aluno, promovendo atos políticos e processos que visem sua formação.
um ato político e social. uma atuação meramente burocrática e administrativa. a valorização de uma administração pautada na burocracia. um lócus de interlocutores que tem o mérito administrativo e de poder hierárquico.