Assim como na tomografia computadorizada, na ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) são criadas imagens transversais dos órgãos internos. Entretanto, a RM utiliza poderosos ímãs em vez de radiação para formar as imagens.
A ressonância nuclear magnética utiliza um campo magnético de forte intensidade, pulsos de radiofrequência e um computador para produzir imagens detalhadas das estruturas internas do organismo.
Este exame é feito por meio de uma máquina de campo magnético que extrai imagens de alta definição dos órgãos a serem investigados. Esta forma de diagnóstico por imagem integra uma especialidade chamada de medicina nuclear. Ela serve para investigar órgãos, ossos e tecidos do paciente de forma não invasiva e indolor.
A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem que consegue criar imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de campo magnético.
Veja também: Vídeo do dr. Usualmente o hospital costuma fornecer uma roupa apropriada para que o paciente possa se despir por completo e garantir que nada metálico irá interferir. Pessoas que possuem implantes metálicos e/ou eletrônicos, como marcapassos, stents e pinos não devem fazer o exame.