Os cilindros hialinos consistem apenas em proteínas e têm uma aparência relativamente transparente. Como o seu índice de refração é próximo ao da urina, podem ser difíceis de ver. Os cilindros hialinos não são específicos de lesão renal.
Cilindro hemático É comum que além dos cilindros, no exame de urina pode indicar a presença de proteínas e numerosas hemácias. Além de poder ser indicativo de problemas nos rins, os cilindros hemáticos também podem aparecer no exame de urina de pessoas saudáveis após prática de esportes de contato.
CILINDROS: São formados quando a proteína se acumula e precipita nos túbulos renais e são levados pela urina. A presença de cilindros na urina pode indicar doença renal.
Os dois tubos com sedimento, são colocados em estantes, ao lado do microscópio, para o exame. A urina restante sofre então a pesquisa dos caracteres anormais, da rotina diária. A utilização das duas gotas de formol a 40 volumes, logo após a urina ser colocada ser colocada no tubo cônico de centrifugação, é fundamental.
TÉCNICA - O exame de sedimento é da seguinte forma no LACVet:
Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser: pH: 5,5 e 7,5; Densidade: de 1,005 a 1,030. Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, leucócitos, sangue e nitrito.