fir·me·za |ê| Qualidade daquele ou daquilo que é firme; constância; persistência; fixidez; segurança; estabilidade.
Firmezas são uma forma de Magia de Umbanda, feitas com o intuito de serem temporárias. É muito comum ouvirmos nos terreiros – dentro dos desenvolvimentos ou no bate-papo mesmo – que tal guia fez uma firmeza tal e tal.
O que é uma Firmeza? Firmar um guia espiritual ou um Orixá significa proporcionar-lhe condições mínimas para que tenha um ponto fico onde receba os pedidos de auxilio; de oferendas, etc. ...
deixe a firmeza em local discreto de sua casa, de preferência, próxima à porta de entrada; após os 7 dias de firmeza descartar no lixo orgânico o feijão e reaproveitar o pires e as pedras e objetos de metal; refaça a firmeza sempre que desejar evocar as energias e o axé de Ogum em seu favor.
O paliteiro de Ogum é uma das oferendas mais conhecidas e mais oferecidas ao orixá. Isso porque o paliteiro tem como principal objetivo abrir caminhos, isto é, pedir a Ogum, o orixá da guerra, o guerreiro da umbanda, com toda a sua força e coragem que abra os caminhos da vida para a gente.
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.
O QUE É FIRMAR O ANJO DA GUARDA Não se acende vela para o Anjo da Guarda como se ele precisasse de luz, muito menos o copo d'agua porque ele tem sede, o fato é que acendemos uma vela para nos firmar em sua energia, no momento em que é feito a firmeza estamos criando um elo com ele, um vínculo.
Monte sua tijela com a quartinha no meio, a canjica para Oxalá em volta quase tampando a quartinha até a boca, o mel despejado na canjica em sentido horário, cobrindo a canjica com algodão branco e salpicando açúcar cristal por cima.
Neste 2 de outubro, saiba como se conectar mais com seu anjo protetor e atraí-lo! Você sabia que o seu anjo da guarda te acompanha desde o momento do seu nascimento? Cada um de nós tem um protetor celestial, que nos vigia, orienta e defende dos males do mundo.
Em primeiro lugar precisa pegar no papel e escrever o seguinte: "Anjo da Guarda de (nome da pessoa), usa os poderes da luz desta vela para ligares o coração do teu protegido a mim (o seu nome). Usa os poderes dessa vela para unir o nosso amor, a nossa paixão e os nossos corações. Que assim seja".
Primeiro, você escreve o nome de uma pessoa e por cima deste mesmo nome, escreve o outro. Os nomes vão ficar um em cima do outro. Você pode utilizar a caneta para escrever, mas o que importa é que fique marcado na vela, não escrito com tinta. Com os nomes escritos, coloque um pouco de açúcar na mão e passe pela vela.
É interessante também ter um copo de água ao lado da vela. A chama da vela nos ajudará a queimar, eliminar as energias negativas instaladas em nosso campo mediúnico enquanto que a água, considerada a geração da vida, nos cederá energias positivas, energias de luz. ... Desejo a todos muita luz na alma e paz no coração!
ANJOS DA GUARDA
Lembra-me todos os dias de não julgar nem ferir. Tinge a minha mente de amor e harmonia, para que eu possa tornar o mundo melhor, agora e para todo o sempre. Amém." Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina.
Rezo eu (seu nome) que sou amiga tua e companheira. (Rezar 1 Pai Nosso e 3 Glórias ao Pai). Eu ofereço este Pai Nosso e as Glórias ao Pai ao teu anjo guardião, ao teu espírito, ao santo do teu nome, para que eles me recolham dentro do teu pensamento e do teu coração, para que me consagres o mais forte e puro amor.
Acredite que Ele vai ajudá-lo, porque Ele o fará.