O que são nódulos nas cordas vocais? Nódulos nas cordas vocais, também conhecidos como “calos”, são pequenas lesões de caráter benigno que atingem a região de maneira simétrica e bilateral, ou seja, em ambos os lados das cordas vocais.
Fechamento glótico: pode ser completo ou incompleto e é determinado pela extensão na qual as pregas vocais aproximam-se durante a fase fechada na emissão vocal sob frequência e volume habituais. A avaliação é feita durante o fechamento máximo das pregas vocais, ou seja, quando estas alcançam posição medial.
Os sintomas de calo nas cordas vocais são voz rouca ou com falhas, dificuldade para falar, tosse seca frequente, irritação da garganta e perda do volume da voz.
A microcirurgia de laringe é feita com anestesia geral ou sedação (no caso de exames). Na maioria das vezes, os pacientes permanecem internados após a cirurgia e são liberados no dia seguinte. O procedimento é feito por via oral, através de um laringoscópio. No entanto, alguns casos requerem a cirurgia externa.
Principais causas do câncer de garganta. Uma das principais causas de desenvolvimento de câncer na garganta é a infecção por HPV, que pode ser transmitido através do sexo oral desprotegido.
Alcoólatras e fumantes têm um risco ainda maior de desenvolver câncer de boca e orofaringe em relação às pessoas que não fumam e não bebem.
Esse tipo de câncer se manifesta com sintomas como a alteração da voz de forma persistente e dolorosa. Dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir e, nos casos mais graves, dificuldade para respirar, também estão entre os sintomas da doença.