Podemos testar o reflexo patelar simplesmente percutindo-se o tendão patelar com um martelo de reflexos; essa ação estira o músculo quadríceps e inicia um reflexo de estiramento dinâmico, fazendo a perna se estender subitamente para frente.
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo.
A ação pode ser voluntária ou involuntária; sua diferenciação radica no princípio do movimento ser interno ou externo ao agente, as voluntárias são aquelas que se seguem da escolha, aquelas as quais o princípio do movimento é interior no agente; enquanto as involuntárias são as que derivam da força ou ignorância.
Resposta. As ações involuntárias acontecem quando o agente ignora as consequencias do ato praticado e para que a ação seja voluntaria é preciso que o principio da ação esteja no agente e que ele conheça as consequencias da ação praticada./span>
adjetivo Que ocorre sem influência da vontade; involuntário ou espontâneo: comportamento involuntário; erro involuntário. Que se encontra por obrigação numa determinada circunstância; forçado.
advérbio De uma maneira voluntária; realizado por caridade; feito de um modo espontâneo; espontaneamente. Etimologia (origem da palavra voluntariamente). Voluntário + mente.