Os serviços de topografia, ou apenas serviços topográficos, são estudos dos acidentes geográficos através de medidas altimétricas e planimétricas afim de representar graficamente pontos de interesse, determinando analiticamente medidas de área e perímetro, localização e orientação, assim como variações no relevo para ...
O profissional responsável por realizar o levantamento topográfico é o topógrafo. Ele analisa os dados de campo, como altitude, latitude e longitude, faz o mapeamento de níveis, realiza medições, elabora e atualiza mapas e plantas.
Tem por finalidade o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em consideração a curva da esfera do planeta. Na agricultura a topografia é utilizada para diversos fins, como por exemplo: cadastro de áreas cultivadas, projetos de cultura, drenagens, irrigação e etc.
Ela oferece a base inicial para engenheiros e arquitetos realizarem qualquer projeto ou obra por representar em uma planta detalhada e precisa, todas as variações de uma certa superfície, a identificação dos limites de propriedades, relevos e detalhes como: vegetação, vales, córregos, cercas, edificações, rochas e ...
Dentro da engenharia civil a topografia se destaca para projetos de edificações e barragens, visando o controle da prumada, nivelamento e alinhamento da construção.
ALTIMETRIA ou Hipsometria : Arte e ciência da medição de alturas ou de elevações, bem como a interpretação de seus resultados. Parte da topografia que tem como objetivo determinar as alturas relativas de diferentes pontos do terreno, isto é, medir as diferenças de nível entre dois ou mais pontos no terreno.
Já a altimetria (junção de “altitude” com “metria”) é a representação do relevo do terreno, ou seja, a variação de altitude de cada ponto na superfície em estudo. É empregada na geração de curvas de nível, medição de ângulos verticais e obtenção de coordenadas altimétricas (Z).
O Brasil é um país de altitudes modestas: cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. O território não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.
À altitude corresponde um nível verdadeiro, que é a superfície de referência para a obtenção da DV ou DN e que coincide com a superfície média dos mares, ou seja, o Geóide. À cota corresponde um nível aparente, que é a superfície de referência para a obtenção da DV ou DN e que é paralela ao nível verdadeiro.