Significado de Plasticidade substantivo feminino Qualidade das matérias que podem ser moldadas. [Psicologia] Capacidade de um sujeito para se adaptar às condições ambientes. Característica do que é plástico, possível de ser moldado ou modelado.
2)O que significa o conceito de plasticidade cerebral tão disseminado pela neurociência aplicada ao campo da educação? ... O cérebro é capaz de se adaptar a várias situações a depender dos estímulos que o meio oferecer. CORRETO O cérebro é capaz de desenvolver modelos de desenvolvimento afetivo.
Em entrevista à Agência Fapesp, ele diz que o cérebro foi construído para mudar de acordo com as experiências vivenciadas e a forma como é usado. ... Portanto, não apenas melhoro uma habilidade em si, mas todo o maquinário cerebral.
Segundo um estudo publicado nesta semana pelo periódico científico Nature Communications, o cérebro é capaz de aprender novos dados, mas apenas durante a fase de sono REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês). ... Os que memorizaram melhor foram os que escutaram os sons durante a fase de sono REM.
O cérebro descansa, mas não para! Os neurónios, durante o sono, ativam-se em sincronia para que toda a informação recolhida durante o dia seja processada. Durante o sono, o cérebro forma mielina de uma forma mais intensa, uma substância rica em lípidos muito importante para a boa conservação das fibras nervosas.
O que acontece durante o sono REM é que o cérebro transfere memórias de curto prazo armazenadas no córtex motor para o lobo temporal, onde se tornam memórias de longo prazo.
Dormir é essencial para nossas vidas. Mas, se pararmos para pensar, o sono é uma coisa estranha. No final de cada dia, ficamos inconscientes e paralisados. Dormir tornava nossos ancestrais vulneráveis a ataques por animais selvagens, por exemplo.
Isso acontece porque nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não recebem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados – é por esse mesmo motivo que não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil também.
Em nossa rotina, realizamos diversas atividades, e a temperatura corporal é mais alta porque estamos queimando calorias. À noite, quando dormimos, é preciso economizar energia, por isso o corpo detém a combustão calórica, fazendo com que se sinta frio.
Quando estamos no sono REM, nossos corpos param de aquecer efetivamente, deixando-nos para absorver a temperatura ao nosso redor. Essa temperatura mais baixa não é um motivo para se agrupar; vários estudos descobriram que realmente dormimos melhor quando estamos com frio.