Na sociedade comunista primitiva, não existia nem poderia existir a exploração do homem pelo homem. O trabalho era dividido entre homens e mulheres. ... O regime comunista primitivo era condicionado pelo nível de desenvolvimento das forças produtivas da sociedade de então.
O modo de produção primitiva designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana.
O Manifesto defende a idéia de que, além da capacidade de participação política, os trabalhadores estavam aptos a tomar o poder e conduzir um processo de transformação que levaria ao comunismo.
A obra de Marx e Engels para análise, objetiva a derrubada das classes dominantes e eleva a classe dominada, o proletariado. Faz uma crítica ao modo de produção capitalista bem como a sociedade estruturada através desse modo.
Foi para a imprensa em 1848. Este documento histórico pretendia, de acordo com Marx e Engels, definir o comunismo como a "apropriação real da essência humana pelo homem e para o homem", apresentando-se como um projeto de futuro e realizando a "passagem do reino da necessidade para o reino da liberdade".
Dois momentos da história européia foram vividos por Marx intensamente e tiveram importantes reflexos em sua obra: as revoltas antimonárquicas de 1848 - na Itália, na França, na Alemanha e na Áustria - e a Comuna de Paris, que, durante pouco mais de três meses em 1871, levou os operários ao poder, influenciados pelas ...
A modernidade foi definida por Karl Marx no século XIX com uma expressão que faz referência às intensas transformações das revoluções econômicas, política e do conhecimento, nos séculos XVIII e XIX, que romperam com as condições históricas anteriores.
O conceito de Cultura: um produto social e historicamente construído. ... Para Marx, a relação entre história e cultura dá-se não pelas escolhas dos homens, mas devido a condições concretas e pré-determinadas, estabelecidas no processo de produção da sobrevivência.
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.