O LOTO – LOCKOUT & TAGOUT – ou Bloqueio e Sinalização de Energias Perigosas, tem o objetivo de capacitar colaboradores em procedimentos de segurança que garantam o bloqueio (LOCKOUT), de energias ou produtos no momento em que o trabalhador estiver em situação de risco e a identificação (TAGOUT) de uma operação, através ...
NR 12
E daí a importância dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem para a proteção dos trabalhadores. É a partir desses dispositivos que são prevenidos os riscos de transmissão ou liberação de energia durante uma atividade, evitando o acionamento acidental de um equipamento ou sistema.
Os cadeados de bloqueio servem para impedir o religamento mecânico e elétrico de máquinas, equipamentos ou painéis elétricos.
Alguns exemplos são os cadeados de bloqueio elétrico, as garras de bloqueio, os bloqueios de válvulas e os bloqueios elétricos para plugues e disjuntores. Eles "atuam" de maneira preventiva, visando a saúde e a segurança do trabalhador, uma vez que eliminam os riscos imediatos de ferimentos ou danos.
O sistema de bloqueio e travamento elétrico é definido como uma forma de controle de energia perigosa, aplicável em algum tipo de dispositivo isolante de acordo com um procedimento preestabelecido.
Documento contendo todas as informações referentes à atividade a serem executadas na preventiva, corretiva, e atendimento de emergência, também informações referentes ao plano de segurança da atividade, é nela esta relacionada todos os bloqueios necessários para a atividade.
A Caixa de Bloqueio e Travamento em Grupo Tagout é utilizada em situações de bloqueio que envolvem um grande número de trabalhadores e equipamentos. Ela simplifica o bloqueio de equipamentos com várias fontes de energias e diferentes trabalhadores realizando a manutenção ao mesmo tempo.
Bloqueio elétrico tem como objetivo evitar uma descarga elétrica. Sempre que uma ou mais formas de energia estiverem presentes em qualquer situação onde um serviço de manutenção ou similar venha a ser necessário, o risco decorrente da energização ou arranque pode causar uma lesão ou dano material.
O bloqueio de energia deve ser aplicado se houver risco de uma liberação descontrolada de energia perigosa e para trabalhos de desligamento de dispositivos de segurança existentes, trabalhos que necessitam de bloqueio: Todos os trabalhos com risco de inicialização ou energização inesperada da máquina ou equipamento.
A prática do Lockout evita que alguém acesse uma determinada área restrita inadvertidamente ou que ligue algum equipamento que não esteja preparado para ser utilizado. Ela também isola fontes de energia que podem queimar, cortar, prensar, eletrocutar ou lesar o colaborador.
ENERGIA PERIGOSA: Energia cuja magnitude tem o potencial para provocar incidentes (lesões, danos às instalações etc.), logo, é toda aquela que conduz a um perigo. Tipos de Energias Perigosas: Elétrica, Mecânica (Cinética, Potencial: Gravitacional e elástica) , Hidráulica, Pneumática, Química, Térmica, etc.
O bloqueio deve ser feito através de procedimentos de Bloqueio e Etiquetagem, o Lockout Tagout ou apenas LOTO....Abaixo, uma lista que contém as 8 principais energias perigosas que atualmente são conhecidas pelo homem:
Os cadeados de bloqueio servem para impedir o religamento mecânico e elétrico de máquinas, equipamentos ou painéis elétricos durante o período de manutenção.
energia nuclear
Importante ressaltar que a NR-12 estabelece que o LOTO deve ser aplicado em TODAS as fontes de energia, ou seja, não somente a elétrica. Sendo assim, faz-se necessária a aplicação do bloqueio e sinalização das fontes de energia pneumática, hidráulica, mecânica, entre outras conforme o caso.
O Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout), é um programa dinâmico que deve ser sempre aplicado para garantir a praticidade e segurança dos bloqueios das fontes de energia das máquinas.