Sobre o que é a Fonética, é possível dizer que essa área da Linguística estuda detalhadamente os sons da fala em suas inúmeras realizações. A linguagem é estudada por meio de diversas áreas e, entre elas, encontra-se a Fonética, que se preocupa em analisar de forma detalhada os sons produzidos por uma língua.
Enquanto a fonética estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala (chamados de fones), a Fonologia preocupa-se com a maneira como eles se organizam dentro de uma língua, classificando-os em unidades capazes de diferenciar significados, chamadas fonemas.
A fonética é uma ciência de suma importância para o estudo de uma língua (seja ela estrangeira ou materna), pois ela possui como unidade de estudo o som (fone), que é a concretização do fonema (unidade de estudo da fonologia).
A fonética e a fonologia são domínios da linguística fundamentais na descrição dos sons de uma língua. Quer isto dizer que facultam instrumentos de descrição e análise para a manifestação mais evidente de uma língua, a sua pronúncia. ... A fonologia permite explicar a organização dos sons num sistema de traços distintivos.
A fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. ... Estuda também a função que os sons da língua desempenham no sistema de comunicação linguística, sua organização e classificação. Seu principal objeto de estudo são os fonemas, menor unidade sonora das palavras.
Fonologia é a área da Linguística que estuda a gramática dos sons, isto é, o sistema de sons da língua. À fonologia cabe descrever os fonemas, as regras de combinação dos sons para formarem unidades maiores, tais como a sílaba e as regras de atribuição do acento prosódico.
A Fonologia é o estudo dos Fonemas (os sons) de uma língua. Para a Fonologia, o fonema é uma unidade acústica que não é dotada de significado.
Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os seres humanos produzem sons que se articulam, juntam-se e formam as palavras. Para representar graficamente os sons, utilizamos as letras.
Fonema é a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. ... Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”.
A palavra "sanduíche" tem sete fonemas, já a palavra "assento" tem cinco fonemas. Entenda: Sanduíche = Apesar de ter 9 letras, apenas 7 sons são ouvidos, tendo em vistá que "an" e "ch" são dígrafos. Assento = Apesar de ter 7 letras, apenas 5 sons são ouvidos, tendo em vista que "ss" e "en" são dígrafos.
Resposta. Casas - c / a / s / a / s = 5 letras e 5 fonemas.
- telha – 5 letras (t-e-l-h-a) → 4 fonemas (t-e-lh-a). - ninho - 5 letras (n-i-n-h-o) → 4 fonemas (n-i-nh-o). - guincho - 7 letras (g-u-i-n-c-h-o) → 4 fonemas (gu-in-ch-o – Olha a nasalização).
3 fonemas
Na palavra muito há cinco fonemas, sendo o /i/ nasal.
Como você viu, na palavra 'HOJE', a quantidade de letras (4) não é a mesma de sons/fonemas (3), pois a letra 'H' sozinha não representa nenhum som/fonema. Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S.
Brasil - b / r / a / s / i / l = 6 letras e 6 fonemas.
b) as letras são representações gráficas dos fonemas. c) a palavra "tosse" possui quatro fonemas. d) uma única letra pode representar fonemas diferentes. e) a letra "h" sempre representa um fonema.
10 fonemas
Em “flores”, há 6 letras e 5 fonemas.