adjetivo Que possui ou demonstra critério; que contém discernimento ou facilmente identifica a verdade. Que se baseia em critério; que é honesto. Cujas propriedades demonstram bom senso; judicioso. Etimologia (origem da palavra criterioso).
Critério: é um juízo, o discernimento ou a opinião de uma pessoa. Bom Senso: é a qualidade de sensato (razoável, prudente ou ajuizado).
Dicas Para Desenvolver o Bom Senso e Torná-lo Parte da Sua Consciência
A falta de bom senso não implica necessariamente loucura. Sem dúvida, é considerado louco [psicótico] aquele que perdeu a razão e/ou o bom senso. Porém, ninguém é louco 24 horas, ou seja, embora seja uma doença mental grave, o psicótico alucina ou delira, mas não initerruptamente.
substantivo masculino Característica de sensato, prudente: agia sem senso. Tendência ou hábito de julgar, entender ou avaliar; juízo.
O que é Falta de senso: Não ter claro entendimento das coisas, ter o juízo afetado, não ter prudência.
Ter bom senso é essencial para nossas vidas, sobretudo quando buscamos crescimento e desenvolvimento. A expressão bom senso se refere a uma pessoa que age e se expressa com sabedoria e razoabilidade. Representa uma postura de alguém que respeita as regras e as outras pessoas ao fazer escolhas, agindo com sensatez.
Bom senso e Senso comum O bom senso é muitas vezes confundido com o senso comum. O senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião errônea e preconceituosa sobre determinado assunto, enquanto o bom senso é ligado a ideia de sensatez, a intuição de distinguir a melhor conduta em situações específicas.
substantivo masculino Forma sensata e equilibrada de decidir e julgar; razoabilidade, prudência. Forma de agir que não é afetada pelas paixões, que se pauta na razão e no equilíbrio, de acordo com os padrões e a moral: eu não faria isso por uma questão de bom senso. Etimologia (origem de bom senso).
Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas.
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
Como ser uma pessoa de palavra