crossorigin="anonymous">
Multiprogramação: corresponde a diversos programas distintos executando em um mesmo processador. ... Multiprocessamento: corresponde a diversos processadores, dentro de um mesmo sistema de computação, executando programas diversos ou cooperando na execução de um mesmo programa.
Um conceito fundamental em sistemas operacionais é o conceito de processo. Um processo é basicamente um programa em execução. Em um sistema de multiprogramação a CPU fica se alternando entre a execução de vários processos, cada um por dezenas ou centenas de milisegundos. ...
O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes.
Sistemas Multi Processadores A diferença entre os sistemas NUMA e SMP está no desempenho das operações de acesso à memória. ... Quando um processador faz um acesso local, ou seja, à memória dentro do mesmo conjunto, o…
O NUMA é uma tecnologia de acesso à memória usada na plataforma Quad FX da AMD. ... Graças a isso, cada um dos dois processadores enxerga toda a memória disponível, e acessos feitos à metade de propriedade do outro processador são realizados através do link HyperTransport que os interliga.
Os sistemas fracamente acoplados possuem o seu próprio sistema operacional, gerenciando os seus recursos. ... Em uma rede existem dois ou mais sistemas independentes, também chamados de nós, host ou estações, com capacidade de processamento próprio e interligado através de linhas de comunicação.
RAID, sigla de redundant array of independent disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes), é um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um PC qualquer, através do uso de HDs extras. ... Tal esquema é a base do RAID 0.
RAID (Redundant Array of Independent Disks ou Conjunto Redundante de Discos Independentes) é uma tecnologia utilizada principalmente em servidores que consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos.
Além das unidades de disco rígido internas, existem os seguintes dispositivos • de armazenamento hoje utilizados: • Disco rígido externo; • CD/DVD; • USB Flash drive; • Cartões de memória. 3.
O RAID 3 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Num sistema com 5 HDs, o 4 primeiros servirão para armazenar dados, enquanto o último armazenará os códigos de paridade. A recuperação é feita usando os códigos de correção de erros combinados com os dados distribuídos nos outros HDs. ...
RAID 0
Tipos de RAID mais utilizados no mercado de segurança
Esse nível de RAID é indicado para quem precisa de alta capacidade e segurança das informações e são necessários, no mínimo, 3 discos para sua execução. Nele, só é considerado o espaço equivalente a 1 dos HDs para manter a redundância, independente de quantos discos há.
O RAID 1 é o nível mais simples de implementação dessa arquitetura e cria o espelhamento de disco. Ele faz com que o usuário enxergue metade dos discos usados pela máquina. Ou seja, em uma máquina com RAID 1 usando 4 discos, apenas 2 serão visíveis. Essa arquitetura não traz nenhum ganho de desempenho, pelo contrário.
O RAID 1 (Mirroring) é um modo permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. Na pratica, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco.
Os tipos de RAID mais conhecidos são: RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 (também conhecido como RAID 1 + 0). O RAID 0 tem como objetivo principal melhorar o desempenho do servidor, contudo a sua confiabilidade é quase 0. Ao optar por usar o RAID 0, todos os discos passam a ser acessados como se fossem um só.
Como configurar RAID 0 Selecione os discos que tenham espaço não alocado que farão parte do conjunto RAID 0 e defina o tamanho do volume e clique em avançar. São necessários no mínimo dois discos (HDs) para criar o RAID 0. Selecione a letra do volume do disco e clique em avançar.
RAID é uma tecnologia utilizada para melhorar a performance e a confiança do seu armazenamento de dados. A sigla vem do inglês e significa Redundant Array of Independent Disks, que, em tradução literal, significa Matriz Redundante de Discos Independente.
A velocidade de leitura é tão rápida quanto o RAID 5, mas a velocidade de gravação é menor do que a do RAID 5 devido aos dados de paridade adicionais que precisam ser calculados. O RAID 6 é uma opção muito boa para um servidor da Web padrão, em que a maioria das transações são leituras.
Também considerado RAID de dupla paridade, o RAID 6 é uma evolução do RAID 5. Gravando dados com duas camadas de bits de paridade, esse arranjo permite que até dois discos falhem no mesmo conjunto sem que haja perda de dados.
Acesse configuração > drives SATA, defina o modo SATA do chipset para RAID. Vá para Advanced > drive Configuration, defina configurar SATA como para RAID. Vá para Advanced > drive Configuration, defina o modo de acionamento para aprimorado e defina a opção RAID como ativada.
Basta ativar o suporte no BIOS, acessar o BIOS RAID, "juntar" os dois discos e instalar o Windows. Se for o XP, gere o disquete com os drivers RAID (contidos no CD da placa-mãe) ou gere um CD usando o nLite para integrar os drivers caso não disponha de drive de disquetes.
Insira o disco de driver da sua placa-mãe do fabricante . Pressione a tecla "S" na próxima tela para digitar o RAID SATA menu de carregamento do driver. Selecione os drivers que você deseja instalar. Cada seleção motorista vai ser específico para o sistema operacional que você pretende instalar na máquina depois.
Abra o software Intel Rapid Storage Technology e escolha Criar na lista de opções na parte superior:
Implementando RAID1 no Windows Server 2012
Na maioria dos casos, você precisará escolher o disco C. Selecione o local para salvar a sua cópia espelhada. Essa localização pode ser na sua nova partição no disco ou em um disco externo. Clique no botão "Iniciar" para começar o processo de espelhamento.
Se o tamanho dos HDs forem diferentes fica valendo o valor do menor, exemplo: 1 HD de 200GB e outro de 300GB ambos serão "reconhecidos" como tendo 200GB, então você acaba "perdendo" 100GB com o RAID.