O farelo de aveia é obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana. Já a farinha de aveia é produzida a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca, mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais.
Como realizar a colheita de grãos Na maturação, a plantação de aveia tolera altas temperaturas diurnas, baixas temperaturas noturnas e baixa umidade, permitindo a colheita e evitando a perda de grãos. Para a produção de sementes, baixas temperaturas durante o desenvolvimento elevam os níveis de dormência das sementes.
O ciclo é de 110-130 dias; época de plantio de março a maio. A produção de massa seca/ha varia de 3 a 8 t e a produção de sementes varia de 500 a 2.
Farinha de aveia – É produzida a partir da parte mais interna do grão, a concentração de fibras neste produto é menor que a encontrada nos flocos e no farelo. É rica em açúcares/carboidrato, mas pobre em nutrientes. ... Flocos de aveia – Finos ou regulares, são ricos em carboidratos e açúcares de rápida absorção.
Ajuda a diminuir a pressão arterial Por possuir antioxidantes e fibras, a aveia ajuda a diminuir a pressão arterial. Um tipo de antioxidante presente no alimento aumenta a produção do oxido nítrico no organismo e essa molécula dilata os vasos sanguíneos e melhora o fluxo nas artérias.
O que comer com aveia? A aveia é vendida na forma de farinha, flocos finos, grossos e farelo. Ela pode ser consumida de acordo com a sua preferência ou adicionada aos sucos, frutas, shakes e vitaminas.
Fonte importante de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, a aveia ajuda na perda de peso, manter os níveis de açúcar baixos no sangue e reduzir o risco de doenças cardíacas.