Ocorre nos ciclos de vida de organismos onde a divisão meiótica leva à formação de esporos haplóides por um indivíduo diplóide (também conhecido como esporófito, planta ou geração esporofítica). Figura: Esquema representando a meiose espórica, que ocorre nas plantas terrestres e em muitas algas. ...
Resolução: durante o ciclo sexuado dos musgos, nos esporângios localizados nos esporófitos, são formados os esporos, que sofrem meiose.
Observe o esporófito com sua cápsula, local onde são produzidos os esporos. ... O esporófito das briófitas permanece aderido ao gametófito e apresenta uma cápsula. É nessa cápsula que ocorre a produção dos esporos haploides por meio de um processo de meiose.
Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, geralmente, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras.
As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.
As briófitas possuem ciclo de vida marcado pela alternância de gerações, com formas diploides e haploides. São na maioria, terrestres, vivem geralmente em ambientes úmidos e sombreados, de pequeno forte, e há ausência de vasos condutores.
As briófitas são plantas de pequeno porte que não apresentam tecidos de sustentação nem um sistema com vasos condutores, sendo denominadas de avasculares. Elas podem ser classificadas em três grupos, representados pelos filos Bryophyta (musgos), Hepatophyta (hepáticas) e Anthocerophyta (antóceros).
b) Nas briófitas - musgos a fase predominante é o gametófito, que é verde e fotossintetizante, e a fase passageira é o esporófito, que é marrom e dependente do gametófito.
As briófitas não possuem vasos condutores de seiva. A fase dominante é a gametófito, pois produzem gametas. O esporófito é passageiro e depende do gametófito. ... As pteridófitas possuem vasos condutores de seiva.
Logo se diz que é alternante por ele possuir duas fases, e dependendo de qual for a planta criptógama, uma fase pode ser duradoura e a outra temporária. Nas briófitas, a temporária é o Esporófito e a duradoura é o Gametófito. Nas pteridófitas, a temporária é o Gametófito e a duradoura é o Esporófito.
O gametófito das briófitas é considerado duradouro, pois o musgo continua vivo mesmo após a produção dos gametas. As briófitas são plantas consideradas pequenas, que normalmente possuem apenas alguns centímetros de altura e vivem, principalmente, em locais úmidos e com sombra.
Elas vivem em lugares úmidos e sombreados pois fazem todo o transporte interno por difusão, logo, precisa um certo conforto ambiental, como a presença de água constantemente, e de sombra para não perder líquidos mais rápido do que pode absorver.