A organização da sala de aula “em U” permite a troca entre os estudantes, sem deixar de lado a interação do grupo com o professor. Pode ser utilizada na condução de atividades individuais, mas que prezam por contextos coletivos. Além disso, é ótima alternativa para debates.
A organização dos espaços deve prever a disponibilidade de materiais e objetos para as crianças possam fazer suas escolhas de acordo com seus interesses. Sabe-se ainda que essa organização deverá prever a expressão da criança através das diversas linguagens, respeitando a diversidade.
“Manter os materiais organizados é uma dica de ouro para qualquer professor do Ensino Infantil. Utilize caixas, porta-lápis, estojos e o que mais for necessário, e estimule o senso de organização nas crianças. Deixe que elas participem da arrumação da sala, guardando sempre cada item em seu devido lugar.”
A organização da rotina das atividades da criança na escola é um aspecto de suma importância. Essa deve ser pensada a partir do planejamento feito pela equipe pedagógica e professores, traduzida no plano de trabalho ou de aula. A rotina possibilita à criança segurança e domínio do espaço e do tempo que passa na escola.
A rotina pedagógica, pode-se integrar nas atividades lúdicas e de cuidados com as crianças, sendo que ambas têm que agir de forma que a criança sinta- se bem no ambiente escolar.
O Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois é notório que a criança é um ser que está em constante desenvolvimento, mas que deve ser estimulada a ...
O RCNEI é um documento que foi elaborado pelo Ministério da Educação em 1998 com o objetivo de auxiliar o professor de educação infantil no trabalho educativo diário junto às crianças pequenas, servindo de base para as discussões entre profissionais da área em todo o país, não sendo, entretanto, de uso obrigatório.
Cuidar é assistencialismo, ou seja, a babá, a vizinha, cuida da criança enquanto os pais estão trabalhando. Educar vai muito além de simplesmente cuidar. Podemos definir assim: até pouco tempo a finalidade de ser das creches era apenas cuidar das crianças.