Ambos os dispositivos são de proteção contra correntes de curto circuito e sobrecarga, mas a principal diferença que podemos apontar entre eles é que o fusível é descartável, já o disjuntor não, ou seja, quando o disjuntor desarma basta ser acionado novamente e quando ocorre a sobrecarga no fusível, ele se queima e ...
disjuntores de alta tensão, chaves seccionadoras, barramentos, etc., [...]
Religador é um dispositivo utilizado em sistemas elétricos com a função de protegê-los contra problemas transitórios.
Os religadores de circuito automático são reconhecidos pelas empresas de energia elétrica no mundo inteiro como um dispositivo essencial para atingir seu objetivo principal: oferecer o máximo de continuidade dos serviços elétricos a seus clientes com simplicidade e economia.
Numa instalação elétrica, em configuração radial, o objetivo da seletividade é isolar a carga que apresenta falha do restante da rede de distribuição, garantindo a continuidade de serviço/operação, conforme vimos nos exemplos anteriores. Existem vários tipos de falhas elétricas em uma instalação.
Thomas Edison
Gire o seletor até a marca de ? (ohms) para medir resistência elétrica, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível. Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro.
O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito. ... Normalmente o valor da corrente que o fusível suporta vem expressa nele.
Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.
Os disjuntores normalmente são projetados para atender às necessidades da indústria pesada. Já os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e na indústria leve.