O Filezinho de Peito de Frango é um corte nobre do frango, conhecida como Sassami. É uma carne magra, com baixo teor de gordura e colesterol, porém, extremamente macio, suculento e saboroso.
Tipos de empanamento À francesa: com farinha de trigo e frita na manteiga. À doré: com farinha de trigo, passa no ovo e frita na manteiga. ... À milanesa: com farinha de trigo, ovo batido, farinha de rosca e queijo parmesão ralado e frito na manteiga.
Muito utilizada para empanar, a farinha de rosca é o típico ingrediente que costuma "sumir" do armário quando você mais precisa. Na falta deste produtos use farinha de milho peneirada (só a parte mais fina serve para empanar) ou triture bolachas de água e sal, o efeito é o mesmo.
Farinha de amêndoa
Aveia
Para empanar anéis de cebola, berinjela, abobrinha fatiada, cubinhos de tofu, etc, faça um creme com meia xícara de farinha de trigo branca, sal e demais temperos (pimenta-do-reino, orégano) a gosto, e vá adicionando água até dar ponto de creme, mexendo com um garfo. Pode empanar os vegetais para fritar ou mesmo assar.
Ao optar pela água ou leite para empanar os salgados, eu não recomendo que frite logo em seguida, pois eles vão soltar muita farinha de rosca. O ideal é deixá-los por 30 a 40 minutos no congelador/freezer, pois além de evitar tal problema, vai conferir maior crocância após serem fritos.
Modo de Preparo
A temperatura ideal para você fritar seus salgados é de 180° a 200°. Se for mais baixa, há perigo de os salgados ficarem encharcados de óleo e frios por dentro. Se for mais alta, o risco de os salgados queimarem e estourarem é grande.
Já a coxinha explode por conta de seu formado de “gota”, que provoca uma pressão maior no salgado. Como todo produto recheado contém ar (espaço entre o recheio e a massa, especialmente), ao manuseá-lo sem o cuidado de pressionar bem o recheio, esse ar fica contido e tende a explodir na hora da fritura.
Quer preparar alimentos sem usar óleo de fritar? Aprenda os melhores truques!