Resposta: O raio é a metade do diâmetro de uma circunferência. Pode também ser definido como a distância do centro a um ponto qualquer da circunferência.
Diâmetro: Diâmetro de uma circunferência (ou de um círculo) é uma corda que passa pelo centro da circunferência. O diâmetro é a maior corda da circunferência. Na figura, o segmento de reta AC é um diâmetro.
compasso
Régua
Já o ponto O é o ponto fixo mencionado na definição acima e é conhecido como centro da circunferência. Qualquer segmento de reta que ligue dois pontos pertencentes a uma circunferência é conhecido como corda.
Vamos analisar cada caso.
Resposta. Ela é uma reta,porque quando o raio tende ao infinito ela se degenera e forma uma curva até se tornar uma reta. ... No caso,quando raio tende ao infinito,a circunferencia tende a uma curva e essa curva é que vai tendendo a uma reta.
A circunferência possui características não comumente encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a única figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição aparente. É também a única figura que é simétrica em relação a um número infinito de eixos de simetria.
Considere um ponto R sobre a circunferência e a sua projeção sobre o eixo horizontal R'. Chamaremos o eixo horizontal de eixo dos cossenos. O segmento OR' será o cosseno de PR. Para obter a tangente de um arco devemos traçar um terceiro eixo que tangencia o ponto A.
A medida do ângulo central α é igual à medida do arco APD. Por Exemplo: Se a medida do arco APD for igual a 60º, dizemos que a medida do ângulo central α vale também 60º.
Para o ângulo central, basta dividir 360 pela quantidade de lados do polígono. Para cada ângulo interno podemos usar a seguinte expressão: Ora, então o ângulo interno é obtido pela diferença entre 180 e a medida do ângulo central.
Para criar um ponto guia bem no centro de uma circunferência basta selecionar o circulo desejado, clicar com o botão direito e escolher a opção Localizar centro.
Pressione as teclas de seta do seu teclado para cima para trancar um objeto ao eixo azul, a esquerda corresponde ao eixo verde, e direita ao vermelho.
Habilitar as ferramentas do SketchUp
SketchUp comando a comando – O comando PROTRACTOR (Transferidor) Se está a elaborar um modelo em 3D e precisa de medir um ângulo ou adicionar uma linha de chamada com uma determinada inclinação, o SketchUp tem a ferramenta PROTRACTOR que possibilita essas duas operações.
Controlando o ângulo da rotação A rotação padrão do SketchUp funciona em intervalos de graus. Para redeterminá-los, vá até Window -> Model Info -> Units e mude o padrão de 15°. Não é recomendado deschecar a opção “Enable angle snapping” pois é essa configuração que vai rotacionar seus objetos em intervalos regulares.
Abra algum projeto no Layout do Sketchup, vá até o menu editar, preferências, escalas. Nessa tela, normalmente é feita é a exclusão de todas as escalas, deixe apenas as que estão em MM. Inclua também a de 1 para 25 e 1 para 75, sempre mudando para milímetros. Faça as alterações e clique em fechar.