2. MIB (Management Information Base): base de dados padronizada que é lida por um gerente SNMP. 3. Gerentes SNMP ou SNMP Manager: Sistemas de Gestão de Redes ou NMS (Network Management Systems), por exemplo, o pacote de software da Cisco chamado Cisco Prime.
O protocolo SNMP é forma mais direta de acesso aos dados dos diferentes sistemas para analisar o gerenciamento de redes. Sua principal função é facilitar a troca de dados entre os dispositivos referentes ao gerenciamento de redes.
O SNMP - Simple Network Management Protocolo é um protocolo que dá ao administrador de rede uma ferramenta para que ele consiga visualizar o estado dos elementos de rede, entre outras. ... apenas o fabricante do elemento de rede. somente a descrição do elemento de rede sendo monitorado.
Tutorial - Instalação SNMP no Windows Primeiro, precisamos instalar e configurar o serviço SNMP no Windows. Abra o aplicativo Gerenciador do Servidor. Acesse o menu Gerenciar e clique em Adicionar funções e recursos. Acesse a tela de recursos, selecione a opção de serviço SNMP e conclua a instalação.
As MIBs descrevem a estrutura de gestão dos dados de um subsistema de um dispositivo por meio do uso de denominações hierárquicas contendo os identificadores dos objetos (OID). A grosso modo, cada OID identifica uma variável que pode ser lida ou escrita via SNMP.
SNMP é o protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes. A sigla SNMP é um acrônimo para “Simple Network Management Protocol” ou “Protocolo Simples de gerenciamento de redes”. Na prática, SNMP é o protocolo mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços.
O MebiByte (MiB) é uma unidade de medida para armazenamento eletrônico de informação, estabelecida em 1998 pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) como: 1 MiB = 220 bytes = 1,048,576 bytes.
1 (Abstract Syntax Notation One). O SNMP permite que o gerente solicite ao agente a informação ou a modificação do valor de um objeto de informação da MIB. O SNMP define também uma operação que permite ao agente informar o gerente sobre a ocorrência de um evento específico.
De acordo com a ISO (ISO 7498-4), a gerência de redes pode ser classificada em cinco áreas funcionais: gerência de falhas, gerência de contabilização, gerência de configuração, gerência de desempenho e gerência de segurança.
De fato "Cada dispositivo SNMP possui um agente que coleta informações para gravar na MIB", mas isso não causa incompatibilidade, o que torna ela falsa!
MB é a abreviação do termo megabyte, que se refere à unidade de medida de informação que equivale a 1.
Abra o seu navegador e digite o endereço IP do seu servidor web plus / zabbix. Na tela de login, use o nome de usuário e a senha padrão. Após um login bem-sucedido, você será enviado para o Painel do Zabbix. Na tela do painel, acesse o menu Configuração e selecione a opção Host.
O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade, experiência de usuário e qualidade de serviços. ... O sistema permite ainda que ações automáticas como, por exemplo, restart de serviços sejam executados a partir de eventos.
Para configurar um host na interface web do Zabbix, execute os passos a seguir:
Zabbix usa um mecanismo de notificação flexível que permite aos usuários configurar e-mail alertas baseados em praticamente todos os eventos. Isto permite uma reação rápida aos problemas do servidor. Zabbix oferece relatórios e visualização de dados com excelentes características baseado nos dados armazenados.
Instalação
O OTRS é um sistema que funciona através de um navegador, ou seja, você não precisa instalar ele no computador. Assim, pode ter acesso ao programa a partir de qualquer dispositivo. Por ser de código aberto, é possível personalizar algumas funções, adequando o sistema às necessidades e interesses da empresa.
OTRS é a sigla de Open-source Ticket Request System, em português, sistema livre de requisição de chamados. Ele um sistema de código aberto para gerenciamento de chamados que pode ser baixado, testado e utilizado por anos gratuitamente.
O GLPI é uma ferramenta robusta que permite criar “Central de Serviços" completas, centralizando o gerenciamento de incidentes, requisições, projetos e ativos numa única ferramenta.
Para abrir o chamado selecione o formulário referente ao seu problema ou solicitação. Para encontrar o formulário você pode procurar pela área através do menu a esquerda, clicar diretamente na listagem ao meio ou digitar no campo de pesquisa.
Passo 1: Acesse o GLPI como administrador. Passo 2: Acesse o menu Configurar / Listas suspensas. Passo 3: Acesse o menu Categorias de chamados. Passo 4: Acesse a categoria que você deseja criar o modelo de chamado.
O processo de atualização do GLPI é automatizado. Para iniciá-lo, basta acessar o URI da instância GLPI ou (recomendado) usar as ferramentas de linha de comando :doc:` `. Uma vez que uma nova versão será instalada; você não poderá usar o aplicativo até que uma migração seja feita.
Primeiro passo, vamos acessar o GLPI e procurar o menu “Administração” > “Dados”, conforme a figura abaixo:
Solução para a conexão com o sistema GLPI e MySQL Server