Júpiter
Resposta: Em relação ao seu diâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, enquanto Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Júpiter é o maior planeta em diâmetro, mas também em massa. Estima-se que sua massa seja 2,5 vezes maior do que a de todos os demais planetas somados.
Júpiter
Planetas
Tem mais depois da publicidade ;) Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. O primeiro está localizado em uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter denominada de Cinturão de Asteroides.
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.
Ceres (planeta anão)
A principal distinção entre um planeta anão e um planeta é que os planetas têm abriu o caminho em torno do sol, enquanto planetas anões tendem a orbitar em zonas de objetos semelhantes que podem cruzar o seu caminho em torno do Sol.
Os planetas anões são os que possuem massa insuficiente para serem os astros dominantes da sua região. ... Os planetas anões do Sistema Solar são cinco: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Ceres situa-se entre as órbitas de Marte e Júpiter. Os demais encontram-se além da órbita de Netuno.
Planetas anões são aqueles cujas massas são muito pequenas, de forma que eles não são os astros denominantes em suas órbitas e possuem luas que têm massa de valor muito próximo. Plutão foi descoberto em 1930 a até 2006 foi considerado o nono planeta do Sistema Solar.
As principais características dos planetas anões são as seguintes: Orbitam alguma estrela, como o Sol. São quase esféricos. São acompanhados de muitos outros corpos, como cometas, asteroides ou mesmo outros planetas anões.
Durante décadas, Plutão foi considerado um planeta do sistema solar. ... Entre as poucas características obtidas desse planeta anão estão a massa (equivalente a 0,24% da massa da Terra), a composição interna (gelo e rochas), a atmosfera (nitrogênio, metano e monóxido de carbono) e o diâmetro: 2.
Mas, em 2006, uma mudança na definição da União Astronômica Internacional sobre o que é um planeta fez com que Plutão mudasse de categoria para planeta anão. Ele cumpre dois dos critérios para ser enquadrado como planeta, mas não um terceiro, o de ter uma órbita livre.