adjetivo Relativo, pertencente ou próprio de paradigma, exemplo ou norma a ser seguido: notou-se a natureza paradigmática do texto.
Os linguistas estruturalistas propuseram a distinção entre eixo sintagmático (eixo horizontal de relações de sentido entre as unidades da cadeia falada, que se dão em presença) e eixo paradigmático (eixo vertical das relações virtuais entre as unidades comutáveis, que se dão em ausência).
Sintagmática ADJ. Diz-se de algo que estabelece relação de interdependência com outra coisa. O estado e o cidadão estabelecem uma relação sintagmática.
O eixo horizontal e o eixo vertical indicam as coordenadas de um plano cartesiano. Esta questão está relacionada com plano cartesiano. Em um plano de duas dimensões, temos dois eixos: o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o eixo vertical (eixo das ordenadas).
Os Gráficos de Linhas (chamado também de Gráfico de Segmentos) mostram a relação entre duas grandezas, nas quais o eixo horizontal representa a classe unitária e o eixo vertical representa a freqüência da classe. Depois traçam-se os segmentos de retas com extremos nesses pontos.
Verificado por especialistas. O eixo horizontal e o eixo vertical indicam as coordenadas de um plano cartesiano. Esta questão está relacionada com plano cartesiano. ... Juntos, esses valores indicam a coordenada de um ponto (par ordenado), utilizada para localizar um ponto no plano cartesiano.
O gráfico de barras também é construído sobre o Plano Cartesiano (primeiro quadrante). No eixo vertical, são construídas as barras que representam a variação (medidas ou quantidades numéricas) dos dados na pesquisa realizada. O fluxo de informações, representado por um valor numérico, é indicado pelo eixo horizontal.
Como identificar as partes de um gráfico
“Chamamos de “elemento gráfico” cada uma das partes que compõe a imagem de um produto gráfico: título, texto, foto, desenho, legenda, logotipo, marca, etc…
Elementos dos Gráficos Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte referida. Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos.
Os gráficos surgiram quando Descartes ficou perturbado com os métodos dos geômetros gregos para chegar a seus testes engenhosos, mas ele percebeu que eles não tinham um sistema de ataque fundamental e propôs corrigi-los manipulando linhas e representando curvas em eixos gráficos.
Compreender este gráfico da bolsa é simples, se a linha à esquerda (o preço de abertura) é menor do que a linha da esquerda (o preço de fechamento), então a barra fica verde, preto ou azul e representa um aumento de preços e um aumento no valor do instrumento.